Pesquisa revela impacto do meio como canais estratégicos
31/07/2025Uma nova pesquisa nacional realizada pela Quantilope evidenciou o protagonismo do rádio na performance do varejo digital durante o Amazon Prime Day 2025. O levantamento, destacado pelo blog da Cumulus Media | Westwood One, posiciona os meios de áudio como líderes em conversão de compras entre os consumidores norte-americanos no evento realizado entre os dias 8 e 11 de julho. O levantamento é importante pois ele auxilia a medir a eficiencia do rádio em ações relacionadas ao comércio digital. Acompanhe:
Segundo a pesquisa, 53% dos ouvintes de rádio realizaram compras durante o evento, superando usuários de serviços de streaming musical com anúncios (47%) e ouvintes de podcasts (44%). Já públicos ligados ao vídeo online, redes sociais e TV tradicional apresentaram índices menores de consumo durante o Prime Day.
Os dados indicam ainda que os usuários de áudio com publicidade são mais propensos a possuir assinatura Amazon Prime, gastar mais online e ter maior consciência sobre datas promocionais. O público mais assíduo desses canais é de 15% a 17% mais propenso a ser assinante Prime, enquanto telespectadores de TV tradicional são 14% menos propensos.
Além disso, os chamados "heavy users" de rádio e podcast apresentaram os maiores gastos mensais na Amazon, com destaque para o grupo que ultrapassa US$200 em compras. Dados do instituto MRI-Simmons confirmam que esses consumidores gastam mais que os telespectadores em geral em atividades de varejo digital.
A familiaridade com o Amazon Prime Day também foi mais alta entre os usuários frequentes de áudio com anúncios. Essa audiência também teve maior lembrança das campanhas: 46% dos entrevistados lembraram de um anúncio de rádio da Amazon veiculado em 2025 e, desses, quase 70% afirmaram que buscariam ofertas ou acessariam a plataforma em seguida.
Não se trata de um fenômeno recente, destaca a análise. Desde o primeiro Prime Day, em 2015, estudos já demonstravam a eficácia do rádio AM/FM na conversão de vendas. Naquele ano, 52% dos impactados por anúncios nesse meio realizaram compras, superando os resultados da TV (39%) e da internet (48%).
Outro destaque do estudo está na recomendação de integrar rádio AM/FM aos planos de mídia com forte presença de televisão. De acordo com dados da Nielsen Media Impact, redirecionar 20% do investimento da TV para o rádio pode ampliar o alcance da campanha em mais de 50%, principalmente entre adultos de 18 a 49 anos e telespectadores leves.
O acréscimo de audiência é ainda mais expressivo entre os públicos mais jovens:
+130% entre 25 e 34 anos
+86% entre 35 e 44 anos
+53% entre 45 e 54 anos
Entre os que assistem pouca TV, o ganho de alcance chega a
131%.
Retorno sobre investimento no rádio
O estudo ainda reforça o retorno financeiro proporcionado pelo rádio. Levantamentos da Nielsen apontam que campanhas no meio AM/FM geram US$15 em vendas incrementais a cada US$1 investido. Uma pesquisa realizada em dezembro de 2023 também mostrou que anúncios de rádio para a campanha de fim de ano da Amazon aumentaram o reconhecimento da marca, a intenção de compra e a favorabilidade entre os consumidores expostos.
Os resultados confirmam a força do áudio como meio de performance no varejo, com impactos diretos sobre conversão, alcance e construção de marca. Para os especialistas da Cumulus Media | Westwood One, a redistribuição de verbas da TV para o rádio pode ser estratégica para o aumento de resultados, especialmente em datas promocionais e campanhas sazonais.
Repórter: TudoRádio