Rádio australiano alcança níveis históricos de audiência em 2023; Jovens são atraídos pela transmissão digital

Segundo a CRA, 87,2% dos jovens australianos ouvem rádios comerciais, em média, 11 horas e 26 minutos por semana

28/12/2023


 
Um relatório divulgado pelo Commercial Radio & Audio (CRA) da Austrália confirmou que 2023 foi um ano marcante para o rádio no país. Os dados de audiência indicam que o meio conseguiu captar a atenção do público jovem, principalmente através de soluções digitais como o DAB+ (sinal digital terrestre) e streaming. Houve também um aumento geral na audiência, com mais de 49 mil novos ouvintes. O rádio australiano, assim como o do Reino Unido, tem se destacado na transição digital, como já apontado anteriormente pelo tudoradio.com. Confira os destaques principais:

Em sua declaração, o CRA, representante do setor, reportou um significativo aumento na audiência do rádio comercial, alcançando 12,25 milhões de ouvintes acima dos 10 anos nas cinco principais áreas metropolitanas. Esse crescimento é sustentado pelo aumento da audiência em DAB+ e pela popularidade contínua do rádio comercial entre os jovens, conforme a Pesquisa GfK 8.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail 

Conforme o relatório, houve um aumento anual de 49 mil ouvintes na audiência acumulada, com o público dedicando, em média, 12 horas e 53 minutos por semana às estações de rádio comerciais. No total, o alcance semanal do rádio australiano é de 82,4% da população com idade a partir de 10 anos. O CRA também revelou que a faixa etária de 10 a 24 anos está cada vez mais sintonizada no rádio comercial, com 87,2% dos jovens australianos ouvindo, em média, 11 horas e 26 minutos por semana.

"Este ano marcou um progresso notável para o rádio comercial, com um número crescente de ouvintes acessando o conteúdo de qualidade nas estações DAB+ e mantendo lealdade às suas estações e personalidades favoritas do rádio comercial," disse Ford Ennals, CEO da Commercial Radio & Audio.

Ennals também ressaltou um aumento de 48% na audiência das estações exclusivas de rádio comercial DAB+ desde 2021. "Os ouvintes estão extremamente satisfeitos com o novo conteúdo oferecido pelas redes comerciais, e o acesso ao DAB+ está mais fácil do que nunca. Com o DAB+, os ouvintes desfrutam de maior liberdade no rádio comercial, incorporando novas estações favoritas em suas rotinas," explicou o CEO da CRA.

Ele ainda observou que a escuta de rádio em carros teve um aumento, representando 34,8% da audiência total, um reflexo do retorno dos deslocamentos no pós-pandemia da COVID-19, uma tendência também notada no mercado dos Estados Unidos.

"Estamos extremamente satisfeitos com os números recordes alcançados na última pesquisa metropolitana do ano," concluiu Ennals. "Para 2024, antecipamos um ano ainda mais promissor, com crescimento contínuo e novas oportunidades para o rádio comercial, nossos ouvintes e anunciantes."

Repórter: Tudoradio.com

Últimas notícias