GM aposta em autonomia tecnológica removendo CarPlay e Android Auto; Rádio acompanha com atenção

Movimento pelo controle do ambiente de multimídia nos automóveis pode gerar oportunidades para o rádio FM

20/12/2023


 
Nesta última semana, o mercado acompanhou mais uma escalada na possível queda de braço entre montadoras automotivas e as big techs, especificamente em relação aos produtos Apple CarPlay e Android Auto. Um executivo da General Motors destacou questões de segurança para justificar a retirada desses sistemas dos veículos produzidos pela montadora que ele representa. Além disso, há um plano das marcas automobilísticas de assumir a venda e execução de mídia nesses ambientes, reconduzindo o usuário/motorista para o ecossistema desenvolvido pela própria montadora. Neste cenário, o rádio, que tem total interesse neste mercado, observa atentamente.

O tudoradio.com já havia reportado em abril que a GM estaria desenvolvendo um novo sistema para substituir o CarPlay e o Android Auto, curiosamente com o apoio do Google, responsável pelo Android, uma das big techs afetadas pela iniciativa. Essa substituição gradual em futuros veículos elétricos também gerou dúvidas sobre a eficácia e a segurança desses sistemas de espelhamento de tela.

Tim Babbitt, executivo da GM, citou questões de segurança como a principal razão para a remoção dos sistemas. Ele argumenta que falhas técnicas podem distrair os motoristas, elevando o risco de acidentes.

Para substituir esses sistemas, a GM desenvolveu o software Ultifi, que integra aplicações populares como o Google Maps e Spotify, além de oferecer funcionalidades avançadas por meio do Google Assistant. O objetivo é manter o motorista concentrado na direção, eliminando a necessidade de usar o celular.

Este movimento pode beneficiar o rádio FM, que tradicionalmente mantém uma boa relação com esse setor e costuma ser uma presença marcante nesses ambientes. Muitas marcas colaboram com o setor de rádio para desenvolver soluções, com ênfase recente no rádio híbrido.

A GM planeja gerar lucros significativos com serviços por assinatura integrados ao seu sistema Ultifi. Além disso, a montadora já planeja expandir serviços como o OnStar em seus novos modelos elétricos, que não incluirão o Apple CarPlay e Android Auto, mas sim um sistema baseado no Google.

 Montadoras tomando o controle do ambiente, cenário que o rádio observa de perto

Como já destacado pelo tudoradio.com, cada vez menos interessa às montadoras a padronização de sistemas conectados, como aqueles oferecidos pela Apple e pelo Google, através do CarPlay ou do AndroidAuto. Isso não proporciona uma experiência distinta entre as marcas. Diante desse cenário, as montadoras correm para criar seus próprios sistemas conectados, com suas características únicas, e o rádio precisa estar atento a isso, para continuar sendo integrado da melhor maneira possível.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

No entanto, por enquanto, a população em geral aprecia a experiência proporcionada pelos smartphones nesses ambientes e, até o momento, não desejam abrir mão dessa opção. Painéis da NAB Show 2023 voltados para a área de rádio destacaram essa situação, repercutida também pelo tudoradio.com por meio de sua cobertura do congresso e participação na Retrospectiva NAB Show 2023 realizada pela AESP, no primeiro semestre deste ano..

Haverá muito menos carros vendidos nos próximos 25 anos, alerta Richard Windsor, fundador da Radio Free Mobile. "Não haverá uma única fabricante original de equipamentos (OEM) que poderia sobreviver a isso", disse ele em entrevista à empresa HERE360. Segundo ele, a única resposta é encontrar uma nova fonte de receita - e a melhor oportunidade é ser o principal fornecedor dos serviços digitais que estão chegando aos carros.

Repórter: TudoRádio

Últimas notícias