Meta é processada pela Califórnia e outros estados norte-americanos

Proprietária do Facebook e Instagram é acusada de fazer marketing prejudicial aos joven

03/11/2023


Plataformas como Instagram e Facebook estariam contribuindo, entre outras coisas, para crises de ansiedade e depressão em adolescentes e jovens adultos

*Do Ad Age com a Bloomberg News

A Meta Platforms Inc. foi processada pela Califórnia e por um grupo de mais de 30 estados norte-americanos por alegações de que suas plataformas de mídia social Instagram e Facebook exploram jovens para obter lucro e fornecem a eles conteúdo prejudicial. A ação, apresentada na terça-feira em um tribunal federal na Califórnia, se soma ao crescente escrutínio das gigantes de mídia social sobre como atendem aos seus usuários mais jovens.  “A Meta usou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair, envolver e, em última instância, enredar jovens e adolescentes”, disseram os advogados dos estados na ação judicial. “Seu motivo é o lucro, e ao buscar maximizar seus ganhos financeiros, a Meta repetidamente enganou o público sobre os perigos substanciais de suas plataformas de mídia social”.

Já a Meta afirmou que está comprometida em manter os adolescentes seguros online e introduziu mais de 30 ferramentas para apoiar os jovens e suas famílias. “Estamos desapontados que, em vez de trabalhar de forma produtiva com empresas em toda a indústria para criar padrões claros e apropriados para idade para os muitos aplicativos que os adolescentes usam, os procuradores gerais escolheram este caminho”, disse a empresa em um comunicado.

A ideia de que as empresas de mídia social têm a responsabilidade pelo dano potencial que seus produtos causam aos jovens ganhou destaque no final de 2021, quando a ex-funcionária da Meta, Frances Haugen, emergiu como denunciante com documentos sobre operações internas da companhia.

Entre as alegações de Haugen estava a afirmação de que a empresa estava conscientemente se aproveitando de jovens vulneráveis para impulsionar os lucros. Haugen revelou um estudo interno no Instagram que encontrou evidências de que muitas adolescentes que usam o aplicativo de compartilhamento de fotos sofriam de depressão e ansiedade relacionadas a questões de imagem corporal. O depoimento de Haugen ao Congresso é citado na reclamação de terça-feira.

A Meta, junto com Snap, TikTok e Google, agora enfrenta centenas de processos alegando que são responsáveis pelo sofrimento de adolescentes e adultos jovens que sofrem de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e insônia como resultado de sua dependência das mídias sociais. As empresas também foram alvo de dezenas de reclamações de distritos escolares em nome de alunos alegando que as plataformas criaram um incômodo público.

 As empresas afirmaram que estão oferecendo mais recursos para apoiar jovens usuários online e argumentaram que os processos buscam regular conteúdo de maneira inadequada. A ação dos estados alega que a Meta continua a minimizar os efeitos prejudiciais de suas plataformas de mídia social em jovens usuários, apesar de supostamente ter conduzido estudos internos que revelaram sérios danos associados ao uso prolongado das páginas da web por crianças e adolescentes.

O Facebook e o Instagram exigem que usuários com menos de 13 anos obtenham consentimento dos pais para criar uma conta, mas os estados alegam que a Meta coleta informações pessoais sobre usuários abaixo do limite de idade que não forneceram a permissão necessária. A empresa é acusada de usar esquemas de marketing para segmentar esses usuários mais jovens, incluindo a publicação de campanhas publicitárias com atores que aparentam ser crianças usando suas plataformas de mídia social.

A ação também aponta para contas hospedadas tanto no Facebook quanto no Instagram que são voltadas para crianças, incluindo aquelas para brinquedos como Hot Wheels e Lego e programas de televisão como Patrulha Canina e Bluey.

  Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Os estados buscam uma ordem judicial direcionando a Meta a interromper as práticas em questão e impondo multas civis por cada alegada violação das leis estaduais e federais. A Meta já havia sido processada em março pelo Arkansas por alegações semelhantes às apresentadas na reclamação de terça-feira. Legisladores estaduais também estão buscando restringir como as plataformas de mídia social segmentam os jovens. Nova York está considerando legislação que exigiria que as empresas obtenham permissão proativa para permitir que crianças usem suas plataformas durante a noite.

As medidas pioneiras de Utah exigem que plataformas como Twitter e Instagram verifiquem a idade dos usuários e implementem restrições específicas para menores de 18 anos. O governador da Califórnia assinou um projeto de lei neste mês que aumenta a responsabilidade legal das empresas de mídia social que permitem o abuso infantil em suas plataformas. 

Repórter: Meio & Mensagem

Últimas notícias