Paulo Tonet Camargo é eleito presidente da AIR

ACAERT participou da assembleia da Associação Internacional de Radiodifusão

04/10/2023


Presidente da ACAERT, Fábio Bigolin  e presidente da AIR,  Paulo Tonet Camargo

Mais de 40 representantes das emissoras de rádio e televisão das três Américas participaram nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro (RJ), da 49ª Assembleia Geral da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão). A ACAERT foi representada pelo presidente da entidade, Fábio Bigolin e pela membra do Conselho Superior, Marise Westphal HartkeA Assembleia da AIR elegeu o presidente e o Conselho Diretor da entidade para o período 2023-2025. O nome do brasileiro Paulo Tonet Camargo, conselheiro e presidente do Comitê Jurídico da AIR, foi indicado, em chapa única, para a presidência da entidade, que reúne 17 mil emissoras comerciais de rádio e TV das três Américas.

A ABERT foi a anfitriã do encontro que também debateu, durante dois dias, temas como o panorama da liberdade de imprensa e de expressão no mundo e as assimetrias regulatórias entre os veículos de comunicação e as gigantes de tecnologia. Além do Brasil, delegações da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela estão presentes ao encontro. 

A posse - Em discurso de posse bastante aplaudido, o novo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo, se disse motivado a combater todo tipo de censura ou ameaça aos veículos de comunicação dos países que integram a entidade.

“Não tenho medo de ditadores e nem de ditaduras”, afirmou Tonet, que completou: “eles são pequenos e passam. Sempre passaram, e, historicamente, o jornalismo profissional e independente de nossas emissoras continuou e aqui está, porque somos grandes no mister e na responsabilidade de nossas atividades. E haveremos de continuar, porque temos consciência de nosso papel como pilar da democracia.  Quanto aos ditadores, a história – a mais implacável das juízas – há de colocá-los no malquerer da memória humana coletiva onde os já pretéritos se encontram”.

Durante jantar no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ), que contou com a presença de mais de 150 convidados brasileiros e estrangeiros, Tonet lembrou que “talvez o maior problema seja a assimetria regulatória em relação à radiodifusão. Não se pode mais conviver com a total ausência de responsabilidade destas corporações internacionais”.

 Ao parabenizar Tonet pela eleição, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressaltou a experiência do novo presidente da AIR no tratamento de assuntos da radiodifusão. “Dono de uma larga experiência e de um dos mais completos e respeitados currículos do setor, Tonet cumprirá, com brilhantismo, mais uma jornada inédita no desenvolvimento de temas que são caros à radiodifusão brasileira e internacional. Tenho a convicção de que Tonet imprimirá sua marca na defesa intransigente da liberdade de imprensa e de expressão”, afirmou Lara Resende.

Para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Tonet tem uma notável capacidade de diálogo. “Isso é uma das coisas mais importantes para quem tem protagonismo na radiodifusão, porque o setor tem a reponsabilidade de levar o mundo real para as pessoas. Um mundo muitas vezes crítico, outras vezes informativo, lúdico, cultural, mas que tem a missão de informar”, pontuou o governador.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

 Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que “celebramos a posse do Brasil. Não tenho dúvida de que Tonet vai desempenhar um grande papel à frente da AIR, se somando à ABERT, no Brasil, e a todas as entidades, em todos os países afiliados, para que a gente consiga manter a radiodifusão forte no mundo”.

 Delegações de radiodifusores das três Américas que compõem a AIR participaram da solenidade, além de presidentes de associações estaduais de radiodifusão, empresários e representantes das principais emissoras de rádio e TV brasileiras, parlamentares, embaixadores e autoridades do governo local e federal.

 Paulo Tonet Camargo, natural de Porto Alegre, é vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo. Foi presidente da ABERT no período de 2016 a 2020 e integra o Conselho Superior da Associação.

Ao final do evento, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar, entregou a Tonet o dispositivo que aciona a iluminação do monumento, que se cobriu de azul em homenagem à AIR.

 
Na foto, presidente da ACERT, Afro Lourenço, presidente da AERP, Caique Agustini, membra do Conselho Superior, Marise Westphal Hartke e presidente da ACAERT, Fábio Bigolin

Repórter: Abert

Últimas notícias