Rádio no Mundo: Compradores europeus consideram indispensável rádio no carro

Grande maioria dos compradores de carros desistiu da compra de veículo sem o rádio

21/06/2023


 
O rádio deverá permanecer hegemônico no carro por um bom tempo, pelo menos é o que revela uma pesquisa conduzida pela Edison Research para a WorldDAB. A empresa entrevistou compradores de carros na Alemanha, França e Reino Unido e os resultados revelaram que quase a totalidade desse público desistiria da aquisição de um novo veículo se ele não contasse com um rádio disponível. Para o público entrevistado, 91% dos compradores de carros disseram que era importante que seu próximo carro ou o mais recente tivesse um rádio DAB/DAB+ (rádio digital europeu) ou FM.

Além dos 91% dos compradores que deram importância para a presença do rádio no automóvel, 82% dos potenciais compradores de carros e 79% dos compradores recentes de carros disseram que a falta de um rádio convencional os tornaria muito menos ou um pouco menos propensos a comprar o carro, algo que as montadoras precisam levar em consideração em suas decisões sobre tecnologia embarcada nos novos modelos.

No geral, segundo o levantamento, 86% disseram que “realmente sentiriam falta de ter um rádio no veículo se ele não estivesse mais disponível”. A mesma porcentagem relatou ter ouvido rádio DAB/DAB+ ou FM enquanto estava no veículo durante a semana anterior. E nas respostas, havia afirmações como “se não houvesse rádio, seria terrível. Eu preferiria ficar sem o ar-condicionado”, de acordo com um dos entrevistados.

A pesquisa também apontou que 87% dos compradores recentes ou em potencial sentiram que os sinais de rádio são consistentemente confiáveis, e 75% concordaram que o rádio proporciona uma experiência de audição melhor no carro em comparação com outros tipos de fontes de áudio.

Recentemente, o tudoradio.com repercutiu uma reportagem que mostra o embate entre montadoras automotivas e big techs, contra a padronização da experiência de mídia e serviços dentro dos veículos. Mas nos dois cenários, até o momento, o rádio está totalmente contemplado, presente em sistemas operacionais das big techs para automóveis (inclusive no novo Apple CarPlay), como também nos ambientes desenvolvidos pelas marcas automotivas. É consenso que o rádio precisa preservar essa situação e pode auxiliar as montadoras nesse processo de diferenciação da experiência.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Ainda sobre a pesquisa, ela foi feita de forma quantitativa e qualitativa pela Edison Research, sob o nome de “Dashboard Dialogue”, e foi apresentada durante o WorldDAB Automotive 2023. No recorte sobre a tecnologia de rádio digital europeu, na pesquisa, os ouvintes disseram que ele oferecia um som mais claro. A disponibilidade de novas estações e formatos por meio do rádio digital também foi valorizada. “Descobri algumas novas estações e agora tenho essa ótima tela”, disse um participante da pesquisa.

O DAB+, que é o rádio digital europeu via ondas terrestres, está se consolidando como um recurso padrão dos carros na Europa, com 96% dos carros novos em 2022 sendo equipados com receptores DAB+, segundo dados apresentados na conferência.

Repórter: Tudoradio.com

Últimas notícias