Pesquisa aponta que 65% das agências projeta ter receitas maiores neste ano
09/05/2023Enquanto a maior parte dos entrevistados sinalizou otimismo a respeito dos negócios neste ano, cerca de 25% acreditam que o faturamento e o desempenho de seu segmento devem manter-se no patamar de 2022. Entre os entrevistados, 7% preveem um ano pior, em termos de resultados, do que 2022. Embora seja a menor fatia, o índice dos pessimistas cresceu um pouco em relação à última edição da VanPro, quando somente 5% projetavam um futuro mais difícil. A pesquisa, ainda, apontou que 3% não sabem o que esperar do ano.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Melhora dos negócios de publicidade em 2022
O otimismo da maior parte dos representantes de agências de publicidade para os negócios do setor em 2023 deve-se, em parte, aos resultados mais positivos que essas empresas viram no ano passado. A pesquisa VanPro apontou que metade dos respondentes disseram que a receita de suas agências em 2022 foi superior do que a de 2021.
Desse total de agências que registraram aumento no faturamento, 30% declararam que essa alta na receita foi superior a 20%. Já 32% dos respondentes apontaram que seu faturamento em 2022 foi praticamente o mesmo do ano anterior. Entre as agências que apresentaram um faturamento pior em 2022 do que no ano anterior, 8% declararam que a perda de receita foi superior a 30%.
De acordo com Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, a pesquisa consolida o ano de 2022 como um período de recuperação e avanço do setor com a retomada pós-pandemia praticamente consolidada.
Repórter: Meio & Mensagem