As agências de publicidade mais bem avaliadas pelos anunciantes

Edição 2022 da Pesquisa Agency Scope, feita com executivos de marketing, aponta as agências mais admiradas e bem avaliadas na indústria

22/12/2022

O percentual do faturamento das empresas atuantes no Brasil que é investido em marketing, comunicação e publicidade se mantém estável, na casa dos 3,5%. Esta é uma das constatações da 9ª edição do relatório bianual Agency Scope, recém-concluído pela consultoria espanhola Scopen. Em 2022, o estudo entrevistou 785 profissionais, abordados de maio a setembro, sendo 372 executivos de marketing, atuantes em 272 empresas, e 413 publicitários de 86 agências instaladas no Brasil.

A Scopen faz pesquisas similares regulares em outros dez mercados: África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, Índia, Reino Unido, México e Portugal. Considerando a relação entre o faturamento e os investimentos em marketing, o Brasil está em uma posição intermediária, com menos que Índia e África do Sul, onde esse índice excede os 4%, e a média global, que é de 2,6%. “O Brasil é um dos países que mais investe em publicidade, e se considerados os mercados emergentes, é o de maior percentual de investimento sobre o faturamento”, diz César Vacchiano, presidente e CEO de Scopen.Avaliação das agênciasA pesquisa pede que os executivos de marketing avaliem as agências de publicidade considerando 13 atributos, sendo que os mais valorizados são criatividade eficaz, planejamento estratégico e boa equipe de profissionais. A partir dessas avaliações a Scopen constrói diversos rankings.

Os profissionais de anunciantes também classificam as agências como integradas ou digitais, de acordo com a percepção que têm do mercado — uma separação que, segundo a consultoria, só continua sendo feita no Brasil e na China, entre os mercados onde realiza o levantamento. Os executivos de marketing também avaliaram as premiações que consideram as mais importantes, com destaques para Cannes Lions, citado por 47,5% dos respondentes; Effie Awards, mencionado por 35,5%, sendo a premiação que mais aumentou sua reputação em relação aos estudos anteriores; e o prêmio Caboré, citado por 17,2%. Cada executivo entrevistado pode citar até seis premiações que considera relevante.As agências mais bem avaliadas pelos anunciantes, segundo o Agency ScopeEm termos de percepção de mercado, as agências mais bem classificadas no estudo foram, nessa ordem, Africa, Soko e Publicis. 

Já em relação à Atratividade, que define aquelas agências que os executivos de marketing convidariam para participar de uma concorrência, lidera o ranking a Africa, seguida da Soko e da AlmapBBDO. Veja, abaixo, as agências mais bem classificadas nos diferentes quesitos do Agency Scope 2022.


Repórter: Meio & Mensagem

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