Estudo Infinite Dial aponta que 35% das mulheres ouviram podcast no último mês

Diferença de gênero no podcast continua diminuindo, mas as mulheres querem ouvir mais sobre elas

02/12/2022


A Edison Research divulgou nesta quinta-feira (1º) o relatório do estudo Infinite Dial 2022, que apontou que mais de uma em cada três mulheres (35%) com 18 anos ou mais disseram ter ouvido um podcast no mês passado. Isso representa um aumento de 67% nos últimos cinco anos, e a audiência mensal feminina de podcasts agora totaliza cerca de 47 milhões.

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De acordo com o levantamento, nos últimos cinco anos, a audição de podcasts pelos homens começou a diminuir. Em 2017, apenas 44% dos ouvintes mensais adultos de podcast nos Estados Uunidos eram mulheres. Isso agora é de 48%, refletindo mais de perto a população dos EUA.

O resultado do estudo da Edison vem da SXM Media, que diz que as mulheres ouvintes mensais de podcast são mais jovens e também têm maior probabilidade de serem empregadas em período integral, têm renda mais alta e são mais educadas do que as ouvintes de podcast em geral. Os dados mostram que elas também têm um terço a mais de probabilidade de ter filhos menores de 18 anos.

A vice-presidente de pesquisa e análise de vendas da SXM Media, Melissa Paris, disse que os podcasts mostraram grande impulso em geral nos últimos anos, não exclusivamente entre as mulheres. “Grande parte do atrativo para o público feminino e outros segmentos em crescimento foi a explosão de conteúdo diversificado e de alta qualidade nos últimos anos.” 

Ela aponta, também, que a SXM Media, por exemplo, teve muito sucesso com sua lista de podcasts apresentados por mulheres, incluindo Crime Junkie e Office Ladies. “Mas, como mostram os dados, certamente há espaço para ainda mais representação”, diz Paris.

“Embora a lacuna de escuta possa estar diminuindo, definitivamente ainda há espaço para crescer quando se trata de conteúdo centrado em vozes e perspectivas femininas”, diz Paris, apontando que sentimentos semelhantes foram expressos em pesquisas com ouvintes negros. “Embora o público mais jovem tenha realmente aderido aos podcasts nos últimos anos, também há um grande potencial de crescimento com ouvintes mais velhos em termos de crescimento de público e preenchimento de lacunas no conteúdo”, acrescentou ela.

Número crescente de mulheres que consomem podcast oferece oportunidades aos anunciantes

O crescente alcance dos podcasts entre as mulheres oferece novas oportunidades para profissionais de marketing e para a indústria de podcasts em geral. A pesquisa da SXM descobriu que quase metade das ouvintes (48%) se sentiriam mais favoráveis a uma marca se soubessem que ela anuncia em podcasts produzidos ou apresentados por mulheres. E ouvir um anúncio de uma marca em um podcast nesses programas os tornaria mais propensos a considerar (41%), recomendar (36%), comprar (31%) e gastar mais (26%) na marca em comparação com ouvir anúncios em outros podcasts.

E por qual razão olhar para lá fora?

É importante observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Repórter: Tudorádio.com

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