Marketing de guerrilha requer estratégias para se conseguir o melhor resultado com o mínimo de investimento

André Rabanéa, referência mundial em marketing de guerrilha, instigou participantes do Congresso de Rádio e TV a sair da mesmice e treinar a capacidade criativa

23/05/2022

Foto: Fernando Willadino & Filipe Scotti | Galeria de fotos: https://bit.ly/albunscongresso


Exercitar o criativo que tem dentro de você, ver o mundo de diferentes perspectivas, se jogar e arriscar. Essa foi a mensagem passada no 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão por André Rabanéa. Considerado um empreendedor serial - ele já teve mais de 10 empresas nas áreas de inovação - Rabanéa palestrou no evento sobre marketing de guerrilha, um modelo que a Torke, empresa fundada por ele, adotou e que a levou a ser a mais premiada agência de marketing de guerrilha do mundo.


Ao se mudar de São Paulo, aos 21 anos, para Lisboa, André Rabanéa conta que não teve medo de arriscar. Abriu sua primeira agência de marketing de guerrilha, em Portugal. Três anos depois já comandava umas das cinco maiores agências, com grandes clientes. 

O marketing de guerrilha, Rabanéa ensina, é um conceito que só era usado na Inglaterra e nos Estados Unidos, e que consiste em encontrar caminhos para “com o mínimo de investimento possível se ter um maior retorno e sair nas mídias”.


Para emissoras de rádio e televisão, ele diz que o marketing de guerrilha pode ser usado de diversas formas. “A guerrilha ela é: como que eu posso pensar em algo que pode gerar o máximo de boca a boca possível?” Sair da mesmice, inovar e arriscar são princípios que devem ser adotados na comunicação, segundo recomenda André Rabanéa. 

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


O palestrante ainda enfatizou que ser criativo, não exige que se estude conceitos em livros, ou que se tenha um dom nato. Para ele, a criatividade pode ser treinada. “Começa a se exercitar criativamente, começa a ter ideias, olhar o mundo de uma forma diferente, que você será uma pessoa mais feliz, que vai procurar soluções ou resultados de uma forma diferente que você não procurava antes”.

Foto: Fernando Willadino & Filipe Scotti | Galeria de fotos: https://bit.ly/albunscongresso


Repórter: Patrícia Gomes

Últimas notícias