Pesquisa inédita da ACAERT revela que 7 em cada 10 catarinenses ouvem rádio

Levantamento realizado pela Kantar Ibope Media comprova força do rádio no estado

29/10/2021


A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT divulgou nesta sexta-feira (29) pesquisa inédita mostrando que 74% dos entrevistados ouviram rádio nos últimos 90 dias em Santa Catarina. A Kantar Ibope Media consultou presencialmente 1.200 pessoas no estado, no período de 1º a 12 de junho. A divulgação foi durante evento on line realizado no Hotel Lang Palace, em Chapecó, que teve início exatamente às 10h07, horário escolhido para ressaltar uma das principais informações da pesquisa. Os dados revelam, ainda, que 66% afirmaram ouvir rádio em algum momento nas últimas 24 horas, com uma divisão equilibrada entre os gêneros: 56% masculino e 44% feminino.

“Nosso objetivo foi comprovar a força do rádio em Santa Catarina. Um veículo cada vez mais atual e presente na vida dos catarinenses, que soube se adaptar às novas tecnologias, sendo inovador e mais veloz que outras mídias. É com orgulho que apresentamos a relevância desta grande força da comunicação no estado”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. Segundo Taís Souza, gerente Comercial SC/RS da Kantar IBOPE Media, “o projeto ACAERT foi construído por várias mãos, em parceria com o grupo de trabalho da entidade. Foram atendidos os objetivos de investigação do Meio Rádio”.

Sobre a frequência do consumo, 43% ouvem rádio todos os dias, com destaque para o tempo dedicado ao meio: 44% afirmaram ouvir rádio pelo menos 2 horas por dia. A pesquisa indica ainda que entre os ouvintes, 94% ouvem a programação das emissoras no dial e 14% na internet. O detalhe é que o público que consome o rádio pela internet prefere os períodos da tarde, noite e madrugada.

Conteúdo - A pesquisa da ACAERT mostra que 67% dos entrevistados ouvem o rádio em aparelhos comuns, 39% no carro, 17% no celular, 6% em algum aplicativo e 4 % na TV. Perguntado o que o rádio é para o catarinense, 39% responderam que é companheiro, 38% confiável, 35% tradicional e 30% divertido. “O Rádio é realmente o companheiro de todas as horas e em qualquer lugar”, explica Silvano Silva.

Sobre o conteúdo consumido, a música aparece em primeiro lugar na preferência com 79%, notícias 58%, esporte/futebol 28%, religioso 20% e 16% cultura. Música e notícias permanecem no top 2 entre homens e mulheres, mas há diferenças nas escolhas a partir da terceira posição, pois o homem consome mais esportes e mulher tem preferência por conteúdo religioso. A pesquisa da ACAERT ressalta que 87% dos entrevistados consideram o rádio importante no seu dia a dia, seja para fazer companhia, ouvir música ou se inteirar das informações da cidade e região.

Comercial – O levantamento da ACAERT quis saber também sobre o impacto da mensagem comercial na vida das pessoas. Os números mostram que 89% dos pesquisados lembram de ter ouvido algum comercial nos últimos 30 dias. Revela ainda que 75% confiam nos comerciais de rádio e que 40% já pesquisaram ou compraram algum produto anunciado. Outro aspecto importante é que 89% dos ouvintes catarinenses são das classes A, B e C, com índices de escolaridade e socioeconômicos acima da média nacional.

“O Rádio é um meio que sempre esteve ao alcance de todos, conectando pessoas de diferentes gerações através das mais variadas emoções. É o grande companheiro de milhões de ouvintes pelo país e é especialmente relevante em Santa Catarina, já que 87% dos catarinenses consideram o rádio importante no seu dia a dia. Essa pesquisa em parceria com a ACAERT, com um olhar tão aprofundado no cenário do meio no estado, é uma iniciativa inédita e que reafirma a credibilidade e a relevância do rádio em Santa Catarina”, explica Tais Souza, gerente Comercial SC/RS da Kantar IBOPE Media.

“Ao nos depararmos com números tão significativos, ficamos convictos de que temos em Santa Catarina uma radiodifusão forte e eficaz naquilo que entrega aos seus ouvintes e as seus clientes”, ressaltou a diretora da Rede Comercial da ACAERT, Liza Rocha.

 RESUMO

·       Força

7 em cada 10 pessoas ouviram Rádio nos últimos 90 dias em  Santa Catarina. Além disso, o consumo predomina no dial com 94% de share

 ·       Consumo

Entre os ouvintes, 43% afirmam ouvir Rádio todos os dias e 44% ouvem pelo menos duas horas por dia

 ·       Preferências

Música e Notícias estão entre as principais preferências de conteúdo do ouvinte catarinense

 ·       Estilos musicais

Os ouvintes têm preferência por Sertanejo, música Gospel, Sucessos Internacionais e rock

 ·       Segmentação

É importante respeitar as preferências de conteúdo e estilos musicais, pois elas são distintas entre gênero, idades e classe social

 ·       Conteúdo

No geral, homens consomem mais conteúdo esportivo, principalmente futebol, enquanto as mulheres estão mais interessadas em conteúdo religioso e cultura.

 ·       Reconhecimento

87% dos ouvintes consideram o Rádio importante no seu  dia a dia

 ·       Relevância

Companheiro e ágil nas informações estão entre os principais atributos reconhecidos pelos ouvintes

 ·       Credibilidade

O meio é considerado confiável em vários aspectos. Ouvintes confiam nos testemunhos dos locutores, assim como nas notícias transmitidas em sua programação

 ·       Publicidade

Além disso, os ouvintes afirmam confiar nas propagandas e divulgações de produtos e serviços feitos por locutores de Rádio. Entre os formatos mais lembrados, destaque para  comerciais entre programas. Já entre as categorias mais compradas/ pesquisadas, ênfase para eletrodomésticos e eletroportáteis

 ·       Conversão

As publicidades feitas no Rádio geram grande lembrança nos ouvintes. Apenas 11% dos entrevistados não se lembram de ter ouvido algum comercial em áudio

 Números:

 - Para o catarinense o rádio é:

 39% companheiro
38% confiável
35% tradicional
30% divertido

 - Motivos para ouvir rádio:

 87% consideram importante no seu dia-a-dia
55% Me faz companhia enquanto realizo outras atividades
49% Traz notícias de forma rápida
38% pra ouvir música
37% Traz informações sobre minha região/cidade
25% É uma fonte de informação confiável

 - Preferência de Conteúdo:

 79% musical
58% notícias
28% esporte/futebol
20% religioso
16% cultura
16% clima
14% policial
14% economia
14% trânsito
12% político
11% educação
10% mídia/famosos

 - Como ouvem rádio:

 67% ouvem pelo rádio comum
39% ouvem no carro
17% ouvem no celular
6% em algum aplicativo
4% na TV

  - Onde ouvem:

 51% em casa
34% no carro
17% no trabalho
4% no transporte público

ACESSE TODA CAMPANHA - CLIQUE AQUI


Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias