6 dicas para atrair mais ouvintes para sua emissora

Com a era digital, o rádio deve se beneficiar do uso das ferramentas tecnológicas

28/10/2021


Mobilidade, interatividade, conectividade… quando usamos essas palavras parece que estamos nos referindo a um app, ou a um site. Pois saiba que estas palavras cabem perfeitamente ao rádio. Aliás, essa foi a primeira ferramenta de comunicação móvel, que possibilitou interação e demais recursos que hoje fazem parte do nosso dia a dia com a era da informação e da internet.

Quando a televisão dominou os meios de comunicação, diziam que era o fim do rádio, porém não foi isso que aconteceu. Pelo contrário, o rádio se popularizou ainda mais, principalmente por que a tecnologia barateou. Agora, na era digital, podemos ver o mesmo fenômeno. Lembre-se, rádio continua sendo rádio, mesmo usando outras plataformas. Inclusive, a própria web é uma excelente maneira de atrair mais ouvintes.

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Confira essas 6 dicas de como usar as novas tecnologias para atrair mais audiência para a sua rádio.

1- Expanda sua rádio para as demais plataformas

O rádio deve explorar as várias tecnologias para interagir com os seus ouvintes e assim obter maior audiência. Deve-se investir em podcasts (para os ouvintes terem acesso aos programas a hora que desejarem), chats e conversas online, apps, rádios para celular, mídias em mp3, redes sociais etc. As possibilidades são imensas. Basta abrir os olhos e a mente e usar e abusar da criatividade.

2- É obrigatório que a rádio esteja na internet

E isso não significa ter apenas um site chato, estático, sem interatividade e sem graça. Isso implica que a rádio deve explorar seu público-alvo e estar onde ele estiver. Ou seja, a rádio deve ter redes sociais e interagir com seus ouvintes, pode ter blogs interessantes, pode ter fóruns, games ou demais recursos que atraiam os ouvintes e faça com que eles permaneçam ali. Uma presença digital forte aumentará ainda mais a audiência de sua rádio.

3- Falando em redes sociais...

Um dos pressupostos de sucesso do rádio e que o fez permanecer, independente da “revolução” midiática do momento, é a interatividade. A rádio sempre permitiu ao seu público participar da construção de sua programação e de seu formato. Por isso, é fundamental que a rádio esteja nas redes sociais. E não basta apenas estar, deve interagir e conversar com seus ouvintes. Essa é a melhor maneira de ampliar e aumentar os pontos fortes da rádio, garantindo que ela possa acompanhar os novos meios de interação.

4- Considere as modernas plataformas para transmissão de rádio

Rádio é rádio, independentemente da plataforma. Há um declínio do uso do aparelho mais tradicional de rádio. No entanto, já existem muitas plataformas e opções para o rádio na web. As rádios on-line apresentam muito sucesso e muitas já são referência de mídia, superando inclusive rádios mais antigas e tradicionais. Portanto, que tal experimentar essas novas plataformas?

5- Crie parcerias com blogs e sites relacionados ao seu rádio

Criar parcerias com produtores de conteúdos de outras mídias na web não apenas deixará a sua rádio ainda mais interessante, como também ampliará o seu público. Nada impede, por exemplo, que um site tenha widget com a sua rádio, em troca de anúncio e entrevistas. Tome partido do que já há de bom e traga isso para sua rádio. Só irá agregar conteúdo. 

6- Crie e esteja próximo da sua comunidade

Por fim, segue uma dica que vale pra tudo: crie uma comunidade. Esteja atento aos seus desejos e necessidades. É ela que lhe dará as melhores ideias e indicará o caminho para o sucesso!


Repórter: Cadena

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