Ações das emissoras se multiplicam pelo estado durante a Semana do Rádio

O Rádio na Escola. Alunos nos estúdios das emissoras

23/09/2021

As ações da primeira Semana Estadual do Rádio, do dia 20 a 25 de setembro,  prosseguem com a mobilização das emissoras no projeto “Rádio nas Escolas” e realização do “Você Pode!Cast”. Emissoras, em parceria com as escolas, executam uma experiência inspiradora de imersão no rádio. Dentro da ação, as emissoras levam materiais para realizar o projeto nas escolas, enquanto outras trazem os estudantes para dentro do estúdio.

As rádios Videira, Vitória e V, emissoras integrantes da RBV Rádios, por exemplo, receberam visita nos estúdios dos alunos do 5°ano matutino e vespertino em parceria do Colégio Salvatoriano Imaculada, onde participaram dos programas ao vivo.


 A Rádio Super Difusora esteve, na manhã de quarta-feira (22), na Escola de Ensino Fundamental Augusto Colatto, em Xanxerê. Lá conheceram a turma do 6° ano, e apresentaram a experiência do rádio às crianças.

 A rotina de produção de programas foi conhecida de perto por estudantes com idades entre 15 e 17 anos da EEB Sóror Angélica, com a Rádio Doze de Maio, de São Lourenço D’Oeste. Na escola, eles querem reativar a rádio interna. Segundo a professora Jakiele Raquel Ozelame, a nova proposta do ensino médio traz componentes eletivos e os alunos optam por algumas disciplinas, como “Práticas de Linguagem”, com foco na área jornalística. Os estudantes tiveram a experiência de falar nos microfones da rádio Doze de Maio, como é feito a programação comercial e musical e a parte jornalística. Conheceram como é feito o processo de seleção de músicas e como é produzida a pauta para os jornais, além de tirarem muitas dúvidas sobre equipamentos e seus funcionamentos.

 

A Rádio Líder, de Herval d'Oeste esteve na quarta-feira na escola Cruz e Souza, a maior do município, onde os alunos tiveram a oportunidade de gravar um podcast sobre a unidade escolar. A emissora também visitou Escola de Educação Básica Estação Luzerna e a Escola Adolfo Becker.

 

Na manhã de quarta-feira (22), o Colégio Unicampo recebeu a Rádio Progresso, de Descanso, onde repassaram para os alunos do 6º ao 8º ano a história do rádio. Ainda realizaram uma atividade para que eles escolhessem um tema em grupo para a produção de podcast, que foi gravado para a emissora e está sendo reproduzido ao longo da programação.

 A Rádio Cultura, de Campos Novos, esteve com alunos de 10 a 14 anos do Colégio Auxiliadora, trocando ideias sobre a Semana Estadual do Rádio e como são produzidos os conteúdos do rádio. Na quinta-feira os estudantes apresentaram os Podcasts no estúdio da emissora. A emissora também esteve no Grupo Escolar Municipal Jardim Bela Vista.

 

Já a equipe da Band FM 96,1, de Florianópolis esteve no Colégio Visão, unidade de Coqueiros, com as turmas de 9º ano do Ensino Médio. O locutor Rubens Flores (Rubinho) conversou com os estudantes sobre a história e importância do rádio. Na sequência, foi feita a dinâmica da cabine com os alunos, para elaboração de textos e prática de locução.

 

A ação da Rádio Som Maior, de Criciúma, foi no colégio Marista, com a apresentação ao vivo do programa do Adelor Lessa, que teve a participação do radialista João Nassif. A emissora também apresentou o programa “Do Avesso”, com Pity Burigo, direto do Colégio Unesc. O famoso narrador Mário Lima bateu um papo com os alunos.

 

Na semana do rádio, a equipe da Rádio Cidade FM de Itapema, visitou a escola, Joaquim Vicente de Oliveira. Os alunos apresentaram a história do rádio no Brasil, referente a segunda etapa do projeto “Você Pode!Cast”.


Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias