6 passos para planejar a manutenção da sua emissora

A manutenção contribui para manter a qualidade das transmissões e evitar gastos maiores

08/09/2021

Cuidar da manutenção em emissoras não é uma tarefa muito simples, porém, essa atividade é fundamental para manter a qualidade da transmissão. Afinal, os equipamentos precisam ser revistos e ajustados regularmente, evitando que percam algumas características importantes.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

(Crédito: Unsplash)

Neste artigo, mostraremos os passos fundamentais de como fazer um planejamento de manutenção em emissoras. Confira!

1. Crie um plano

Para que tudo ocorra de forma positiva, é necessário criar um plano de manutenção. Nele, você definirá o que precisa ser feito em cada equipamento, qual será o orçamento para essa atividade e os benefícios que ela pode gerar, além de outros fatores.

2. Realize um inventário de todos os equipamentos ativos

Essa fase é fundamental para o sucesso nessa atividade. Realize um inventário completo dos equipamentos ativos da sua emissora. Sem conhecer o que está em suas mãos, fica muito complicado realizar as manutenções no tempo correto. Por isso, é fundamental saber exatamente quais dispositivos estão na sua emissora.

3. Crie um procedimento de manutenção

A criação de um procedimento de manutenção também é importante. É possível, por exemplo, definir a atuação apenas nos ativos que tiveram ocorrências durante o período de um ano. Além disso, é interessante realizar a limpeza e os ajustes com desmontagem parcial dos demais equipamentos, de acordo com o que é orientado pelo fabricante.

4. Estabeleça um cronograma do plano

Com a aprovação do planejamento, defina a frequência com que as revisões e manutenções devem ocorrer. Estabeleça datas e quais atividades devem ser realizadas em cada uma delas, quem estará responsável por cada etapa e os equipamentos que passarão pela manutenção.

É importante fixar esses períodos para que a emissora possa se preparar para a não utilização de determinado equipamento em tal dia, buscando outras soluções e substituições, se necessário.

Veja também: O que pode estar afetando a lucratividade da sua emissora?

5. Treine a equipe

A orientação sobre a utilização correta dos equipamentos também contribui para a diminuição da necessidade de manutenções. Para isso, procure treinar a equipe, ensinando a usar os ativos de forma cuidadosa e mantendo a conservação dos mesmos.

6. Analise, ajuste e melhore

Para que a emissora continue evoluindo com o passar do tempo, é importante analisar os resultados do que está sendo feito e, caso necessário, ajustar alguma das etapas. Elaborar relatórios de acompanhamento ao final de cada etapa realizada também é útil. É responsabilidade do gestor definir os indicadores que serão acompanhados e o que deve estar presente no relatório.

Dessa forma, é possível analisar erros e acertos, assim como os pontos que podem ser otimizados, além de registrar claramente os gastos e o tempo médio de execução de tarefas específicas.

Repórter: teletronix

Últimas notícias