O áudio pode se beneficiar com maior privacidade de dados

Além do crescimento do streaming e transmissão do rádio nos smartphones, nova política de dados indica maior faturamento do áudio com publicidade

18/08/2021

O relatório da Signal Hill Insights, consultoria de pesquisa de áudio, apontou que o aumento no controle da privacidade de dados dos consumidores pode representar oportunidade para o rádio e demais formatos de áudio competirem com a mídia digital. As medidas de proteção de dados já estão sendo impostas pelo Google e pela Apple. Além disso, a aprovação de novas regulamentações de proteção ao consumidor e o crescimento de norte-americanos que estão optando pelo não rastreamento online, também ajudam nesse crescimento. Essa tendência também poderá ser indicada no Brasil, com os usuários seguindo o mesmo compartimento.


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“A boa notícia é que o aumento dos controles de privacidade de dados fornece uma janela para o áudio acompanhar a corrida armamentista de dados e obter uma parcela maior dos dólares de publicidade. As areias estão mudando sob os pés do marketing digital enquanto marchamos em direção a um futuro online que promete menos rastreamento pessoal”, disse o fundador da Signal Hill Insights, Jeff Vidler.

Segundo o levantamento, há sinais de que a era do Google e o domínio do Facebook sobre os anunciantes, impulsionado principalmente pelo compartilhamento de dados do consumidor, pode estar começando a diminuir. Essa mudança está vindo dos próprios gigantes digitais, com a introdução da "Transparência de rastreamento de aplicativos" pela Apple. Apenas 13% dos norte-americanos consentiram com o rastreamento de dados na última contagem e o plano do Google de eliminar o terceiro rastreamento de cookies de terceiros em 2023.

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(Crédito: Unsplash)

Pesquisas também mostram que quatro em cada cinco norte-americanos sentem que os riscos de as marcas coletarem seus dados pessoais superam os benefícios. Entre as maneiras pelas quais o relatório de Signal Hill sugere que o áudio pode tirar vantagem do aperto no rastreamento de dados digital está o rádio para passar para a medição em nível de censo a partir de metodologias baseadas em medidores e diários de pequenas amostras. “O streaming de transmissão de rádio via smartphone e alto-falantes inteligentes está crescendo, trazendo a possibilidade de grande amostra, medição em tempo real e segmentação ao alcance”, diz Vidler.

Repórter: Tudorádio com informações do Inside Radio

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