Confirmação da estreia do dial FM estendido em São Paulo movimenta mercado

Duas emissoras vão iniciar suas transmissões em eFM a partir de maio. Estruturas já estão prontas

27/04/2021



 O tudoradio.com acompanhou na última sexta-feira (24) a movimentação relacionada ao primeiro passo prático da migração AM-FM no maior mercado de rádio da América Latina. Duas estações já confirmaram publicamente o início de suas operações na chamada “faixa estendida do FM (eFM)”, que será destinada às emissoras originadas no AM e que optaram pela migração. As estruturas de FM das emissoras Rádio Capital AM 1040 e Rádio Cultura Brasil AM 1200 já estão prontas e a expectativa é que iniciem as transmissões a partir de maio, com a Capital confirmada para o dia 5, inaugurando a faixa eFM.

A Rádio Capital, em entrevista na sexta (24) com Vinícius Oliveira Caram, superintendente de outorga da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), confirmou que irá iniciar os seus trabalhos no dial FM a partir do dia 5 de maio. A frequência que será utilizada pela estação será a 77.5 FM e a estrutura de transmissão já está pronta, visível para quem transita pela Avenida Bernardino de Campos, na altura do viaduto da 23 de Maio e da estação Paraíso do metrô. Os quatro elementos destinados à transmissão da Rádio Capital em 77.5 FM estão na mesma estrutura onde funciona o link de comunicação entre a sede da rádio e a torre da 1040 AM.

Já a Rádio Cultura Brasil, ligada à Fundação Padre Anchieta, não anunciou a data em que iniciará a transmissão em FM, mas a expectativa é de que também seja na primeira quinzena de maio. A estrutura, localizada na região do Sumaré, já está pronta. Em contato com o tudoradio.com, representantes da emissora afirmaram que a frequência destinada para a Cultura Brasil será 77.9 FM. Ou seja, as duas primeiras migrantes AM-FM no dial estendido serão "vizinhas de sintonia".

Segundo o que apurou o tudoradio.com, essas transmissões a partir de maio serão em caráter científico, inaugurando a nova faixa. São transmissões em menor potência do que será na autorização definitiva. E a tendência é de que as demais estações migrantes AM-FM já sejam ativadas através de suas estruturas definitivas, de alta potência.

 Migração AM-FM entrará na reta final

 De acordo com informações levantadas pela redação, há a expectativa de que o próximo mês também marque o início das atividades de outras migrantes em eFM, como a Rádio Jornal AM 780 do Recife, além das duas emissoras de São Paulo já citadas nesta matéria.

A primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o inicio do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país.

Reporter: Tudoradio.com

Últimas notícias