ACAERT lança livro para marcar a passagem dos 40 anos da entidade

Obra resgata fatos ocorridos durante o período e que foram contados por personagens do rádio e da tv de Santa Catarina

21/12/2020

Como parte das comemorações das quatro décadas de atuação da entidade em Santa Catarina, a Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão lançou nesta segunda-feira o livro ‘ACAERT 40 anos – A memória de quem viveu a história’, de autoria do jornalista Carlos Stegemann (Carbo Editora). A publicação resgata os principais fatos no período no estado, exibidos em uma grande linha do tempo, com depoimentos dos profissionais das emissoras de rádio e TV envolvidos diretamente nas respectivas coberturas. “A proposta foi valorizar a atuação de quem registra a história no exercício diário da profissão”, explica Silvano Silva, presidente da entidade.

O lançamento foi durante webinar no canal do youtube da Acaert, com a participação dos comunicadores Ivan Carlos (Rádio Super Condá/Chapecó), Elza Aparecida (Rádio Clube/Blumenau) e Adelor Lessa (Rádio Som Maior/ Criciúma) – além do presidente Silvano Silva e o autor, Carlos Stegemann. Durante o evento, eles relembraram fatos que foram relatados no livro.

O trabalho revisita 59 fatos do período, como a queda do avião da Transbrasil em Florianópolis, em 1981, as cheias do Vale do Itajaí em 1983 e 2008, a criação da Oktoberfest (1984) e do Festival de Dança de Joinville (1983), além da conquista da Copa do Brasil pelo Criciúma, em 1991, e do torneio Roland Garros por Guga Kuerten, em 1997 – com o relato personalizado de repórteres, locutores e apresentadores de TV e rádio, em 69 entrevistas e 25 imagens. “Quando relembraram essas experiências, após alguns anos do ocorrido, os profissionais tiveram percepções muito especiais, que demonstram a carga emocional que enfrentaram à época da cobertura”, revela Carlos Stegemann.

O resgate histórico também reforça o mérito da mídia regional diante de grandes acontecimentos. “Momentos de superlativa importância teriam uma cobertura precária caso Santa Catarina não tivesse uma presença tão capilar (e de tamanha qualidade) de emissoras de rádio e TVs”, acrescenta Stegemann. O livro inclui o rol de conquistas e contribuições da ACAERT para o setor em seus 40 anos de atividades, em texto de autoria do jornalista Marco Aurélio Gomes. “Desde 1980 atuamos em defesa da radiodifusão, valorizando a mídia regional e a profissionalização do mercado de comunicação. A ACAERT é uma referência nacional de sucesso e modelo associativista”, destacou o presidente Silvano Silva.

Para baixar o pdf do livro AQUI

 Confira abaixo como foi o webinar 


Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias