O Rádio de Santa Catarina prepara debates com candidatos a prefeito seguindo protocolos de saúde

Por conta da pandemia da covid-19, as emissoras trabalham para garantir a segurança sanitária dos participantes

01/10/2020

Placas de acrílico separando debatedores. Equipamento para higienizar calçados na entrada da emissora. Limitação do número de assessores. Distância mínima. Máscaras e muito álcool em gel. Essas são algumas das medidas que as emissoras de rádio de Santa Catarina estão adotando para promoverem debates com os candidatos a prefeito. Por conta da pandemia da covid-19, as organizadoras não só precisam estar atentas ao regulamento dos debates como também aos protocolos de saúde. A Rede de Notícias ACAERT – RNA conferiu com cinco emissoras associadas, os preparativos para o encontro dos candidatos.

Em Rio do Sul, o Grupo de Comunicação Difusora, formada pelas Amanda FM, Jovem Pan Alto Vale e Jovem Pan News Difusora, promoverá dois debates com os candidatos a prefeito da cidade. Inclusive, o evento será transmitido também em vídeo para as redes sociais. O debate será no estúdio maior do grupo. “Os candidatos ficarão separados por placas de acrílico. Os nossos colaboradores que ficarão no estúdio usarão máscara o todo tempo. Os jornalistas da rádio que farão as perguntas ficarão em outro estúdio. É só será permitida a presença de um assessor”, explicou o radiodifusor Humberto Ohf de Andrade.

No Oeste, a Belos FM, de Seara, promoverá sete debates: dois com os candidatos a prefeito do município e outros cinco com candidatos das cidades vizinhas. O debate com o maior número de participantes será realizado na Câmara de Vereadores. “O plenário da Câmara permite um maior distanciamento dos candidatos, ao contrário dos estúdios. Todas as pessoas envolvidas usarão máscaras. Além disso, vamos disponibilizar álcool em gel e todos os equipamentos serão higienizados”, afirmou o repórter Décio Pandolfi.

No Extremo-Oeste, a Rede Peperi, formada por sete emissoras de rádio, também fará debates. “Onde o estúdio for pequeno nas emissoras, o debate será feito num lugar maior da rádio. O candidato virá com apenas um assessor, ao contrário dos debates anteriores. Já o estúdio da Peperi é maior, então os candidatos não ficarão em volta mesa, como de costume. Estarão mais separados com microfones sem fio”, detalhou jornalista Marcos Meller.

No sul do estado, a rádio Tuba, de Tubarão, promoverá 13 debates. Dois com os candidatos à prefeitura de Tubarão e onze com os candidatos dos municípios da região. O primeiro será no próximo dia 06 de outubro. Os eventos não serão realizados em estúdio. Segundo a jornalista Magda Martins, “os debates serão promovidos no Centro de Atividades da Catedral de Tubarão, que fica ao lado da Rádio e TV Tuba, que oferece mais espaço. Os debates com os candidatos de Tubarão serão no estúdio da TV Tuba, com transmissão também pela rádio e redes sociais”.

No Meio-Oeste, os candidatos que participarão do debate terão que higienizar os calçados antes de entrar na sede da emissora da Rádio Cultura, de Campos Novos. Serão sete a partir da primeira semana de outubro. A jornalista Rosely Rossi informa que “a emissora tomará todos os cuidados desde a entrada da emissora até aos estúdios. Todo mundo de máscara, inclusive quando um candidato não estiver falando”. Novos tempos e o compromisso do Rádio com a democracia é o mesmo.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias