O Rádio deve atuar no digital e entregar engajamento, defende publicitário

A pandemia acelerou o processo de interatividade do dial com o mundo da internet

10/09/2020

O veículo rádio deve agregar novas formas de consumo de áudio, atuando cada vez mais num ambiente multiplataforma, que inclui as plataformas digitais. É o que defendeu o vice-presidente da Associação dos Profissionais da Propaganda, Silvio Soledade, em participação do Webinar ACAERT, realizado nesta quinta-feira (10), com o tema “A redescoberta do áudio pelos profissionais da propaganda”. O evento teve a mediação do conselheiro da ACAERT, Nelson Paulo dos Santos.

Para o publicitário, o rádio deve entregar muito mais que audiência. “O anunciante quer engajamento de sua marca. Para isso, é preciso atuar no mundo digital”. Em sua visão, a pandemia da covid-19 acelerou a tendência de interação do dial com a internet. “A interação deve ser ou transferindo o conteúdo do dial para o digital ou oferecendo produtos exclusivos para a internet”. Segundo Soledade, “o engajamento deve ser medido e os resultados, apurados”, formando assim a base de preço para o cliente. “O ambiente digital nasceu para o rádio.”

O palestrante citou a 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, 2018/2022, da PricewaterhouseCoopers - PwC Brasil, que aponta tendências para o consumo de áudio. De acordo com o levantamento, o consumidor quer mobilidade (daí a importância do aparelho celular como importante device de áudio) , modelo híbrido (dial + digital), conteúdo relevante, distribuição com métrica, parceria com os players do mercado, dados e preços acessíveis.

Silvio Soledade destacou que os anunciantes estão provocando as agências de propaganda no sentido de apresentar soluções de engajamento de seus produtos e serviços no consumo de áudio. “A criatividade está aberta”. Segundo ele, a valorização do veículo rádio passa por essa entrega, o que exige necessariamente uma atuação forte no mundo digital.

 Silvio Soledade é consultor de empresas focado em gestão de organizações de economia criativa, com experiência na TV Bandeirantes, TV Globo, Grupo RBS (RS e SC), Canal Rural, LageMagy (Grupo Talent), Agnelo Pacheco e Lautert_Associados.

 

Confira a íntegra  do webinar - 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

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