Webinar ACAERT – Para ganhar dinheiro nas redes sociais emissora precisa ser multicanal para impactar o seu público

Base, engajamento, distribuição e retenção: dicas de especialista para dar certo o plano de comercialização na internet

15/06/2020

 

(ATENÇÃO:  falha de áudio no início )

O Rádio precisa ocupar o seu espaço na internet com a produção de conteúdo de qualidade e especialmente formatado para cada plataforma digital. É o que propôs a especialista em mídias sociais, Fernanda Musardo, na webinar ACAERT promovida nesta segunda-feira (15). “A emissora precisa convergir e ser multiplataforma e não ficar usando um ambiente apenas de distribuição de conteúdo, como forma de agregar faturamento. É preciso impactar o usuário e fidelizar o ouvinte através das mídias sociais”.

“A produção de conteúdo deve ser própria para garantir qualidade, credibilidade e impacto certeiro usando toda expertise do rádio”, explicou. Para Fernanda, o conteúdo a ser distribuído na internet precisa ser bem produzido, com o ambiente adequado. “Não tem como monetizar com um plano sem preparos. Não dá para fazer de qualquer jeito. Para faturar, a emissora precisa de equipe preparada. Dá trabalho. Tem um custo de toda a operação, que envolve planejamento, roteiro, produção de conteúdo, mensuração”.

De acordo com a especialista, a emissora deve observar quatro itens para montar uma estratégia comercial: Base, engajamento, distribuição e retenção. “Os planos precisam ter formatos diferentes pois as plataformas digitais são diferentes”. Ela destaca que não há como mensurar a audiência na internet baseado nos parâmetros do rádio. “Os números não são equiparáveis”.

Fernanda Musardo afirmou que o cálculo de um plano de mídia na internet deve levar em conta os custos que a emissora terá para produzir e distribuir os conteúdos. “Não use as redes sociais para bonificar o cliente. Não dê de graça o que custa tão caro”, aconselhou. Ela chamou a atenção para a audiência dos jovens que estão cada vez mais ligados às mídias tradicionais.  

O Webinar ACAERT sobre “Como emissoras podem monetizar mídias digitais”, que teve a moderação da diretora Comercial da ACAERT, Liza Rocha, foi o segundo a ser realizado. O primeiro foi com o assessor Técnico da ACAERT Luiz Rosa dos Reis sobre “Aspectos técnicos e legais da Radiodifusão Catarinense”, promovido no dia 08 de junho.

DESTAQUES  WEBINAR:
1) Como monetizar as mídias sociais?
2) Quanto a emissora pode cobrar na monetização?
3) Como garantir a entrega da audiência
4) O conteúdo do anunciante deve ser produzido pelo anunciante ou pela emissora. Qual custo disso?
5) A mensuração da audiência para conseguir "ver" o quanto são capazes de impactar.

PERFIL: Fernanda Musardo

Diretora da Musardos Soluções Digitais, especialista em mídias sociais e negócios na internet. Atuou como professora dos cursos de Pós graduação na Universidade Positivo – Curitiba PR, Instituto Doll – Ponta Grossa PR. Foi colunista de tecnologia da RIC TV RECORD – Afiliada TV Record no Paraná, colunista de tecnologia e internet na CBN Curitiba, colunista de Internet na AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná. Professora há 10 anos com cursos de mídias sociais, consultora de negócios online e mídias sociais.

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AGENDA -

DIA 18 DE JUNHO - 14h30
Webinar ACAERT “Questões Jurídicas da Radiodifusão”
Participações:
adv Fernando Silva, da assessoria Jurídica da ACAERT
adv Ricardo Corrêa, da assessoria Jurídica da ACAERT
adv Marcos Antônio Silveira, da assessoria jurídica do SERT-SC
Mediador, Leonardo Soares de Amorim - Dir. Executivo ACAERT

 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

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