Especial:Emissoras ampliam a transmissão de missas e cultos, mobilizam fiéis e ganham audiência

Com igrejas vazias o rádio cumpre a tarefa de levar conforto espiritual ao ouvinte durante a pandemia do covid-19

08/04/2020

A fé e o rádio são parceiros há muito tempo. A palavra e o conforto espirituais sempre estiveram presentes nas grades de programação de muitas emissoras de rádio em Santa Catarina. Missas e cultos religiosos são transmitidos ao vivo a um público fiel, literalmente. Com a pandemia do novo coronavírus, que fechou igrejas e templos, o rádio passou a ter uma importância maior. Afinal, é preciso levar a palavra aos lares dos catarinenses confinados. A crise do covid-19 coincidiu com a quaresma, um dos períodos mais importantes para os cristãos. Que vão comemorar a Páscoa em casa. Ouvindo o velho radinho de pilha ou pelas plataformas da internet do novo mundo, que também transmitem o sinal do rádio.

Uma das mais antigas emissoras do estado, a Caçanjurê, de Caçador, que tem 71 anos de fundação, transmite há décadas a missa de domingo direto da catedral São Francisco de Assis. Agora, também transmite missas às terças e sextas-feiras à noite. Como informa a diretora da rádio, Marilene Caregnato. “Desde que iniciou a quarentena e as pessoas não puderam mais ir à igreja, também estamos transmitindo a missa em outros dias da semana. E manteremos assim até que esse período turbulento passe, pois é através da oração que as pessoas encontram a esperança”.

Maria Antônia Ferreira é ouvinte da emissora e não perde a transmissão das missas. Para ela, é um momento de reflexão e fé. “A missa transmitida pela rádio é uma graça que chega em nossos lares. Uma palavra de fé”. Marlene Seriguel, outra ouvinte da rádio, afirma que a oração conforta o distanciamento social de familiares e amigos. “Podemos acompanhar um momento de oração, principalmente neste momento em que o mundo está vivendo. O quanto faz falta um abraço, uma visita dos amigos”.

Páscoa - Em todos os lugares, as celebrações da semana santa e do domingo de Páscoa foram adaptadas para este momento de isolamento. Em Xaxim, a via sacra, que sempre reuniu milhares de fiéis pelas ruas da cidade, agora será realizada com a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga vazia. Nos bancos serão colocadas fotos de família. Da comunidade. O jornalista da Rádio Cultura de Xaxim, Álvaro Busetto, explica. “Este ano a via sacra vai ser feita dentro da igreja matriz sem a presença do grande público. Certamente vamos transmitir a via sacra para um público bem maior. São pessoas que iriam prestigiar a celebração, mas que agora acompanharão pelo rádio”. A rádio Cultura transmite missa aos domingos há 45 anos. A emissora também faz transmissão do culto da Igreja Evangélica Pentecostal Caminho Novo há 25 anos.

A mesma coisa em Coronel Freitas, no oeste do estado, onde a rádio Continental transmite missa aos domingos há 39 anos. O diretor da emissora, Rodrigo Nardino, destaca o aumento da audiência com a transmissão de missas em outros dias. “Com a questão do coronavírus, nós passamos a transmitir a missa do sábado e terça-feira à noite. Todos os recados da paróquia são feitos via rádio. A missa dominical é ouvida em 20 cidades e nesses últimos dias podemos afirmar que número de ouvintes aumentou”.

A rádio Fraiburgo é outra que transmite ao vivo há mais de 40 anos a missa de domingo da Paróquia Imaculada Conceição. Com a pandemia do novo coronavírus, a emissora passou a transmitir em vídeo na página do facebook da emissora, mostrando toda a celebração. O que aumentou a audiência da rádio também nas redes sociais. O jornalista Genauro Stefanski dá mais detalhes. “Além do canal 95,’ FM que as pessoas podem ouvir, há também a possiblidade de acompanhar as celebrações todos os dias via facebook”.

O padre da Paróquia, Ederson Iarochevski, destaca a importância do rádio no momento em que a comunidade não pode expressar sua fé dentro das igrejas. “Estamos vivendo esse tempo de cuidado e de proteção na quaresma com a quarentena. E esse tempo nos trouxe novas realidades e desafios. E um deles foi justamente se desinstalar e realizar atividades e realizar atividades diferentes num mundo virtual. Celebrações, orações, momentos de espiritualidade através da rádio. Isso forjou em nós um novo jeito de evangelizar”.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias