Newton Gaigher falou sobre fidelização do cliente

Emissoras devem ter plano de metas coletivas ou individuais para as vendas

03/07/2018

17 Congresso Catarinense de Rádio e TV - Workshop - Newton Gaigher


Durante o workshop “Área Comercial e Marketing de Rádio”, Newton Gaigher, profissional com mais de 30 anos de experiência em diversas emissoras como Rádio Transamérica e Rádio Difusora de São José dos Campos, e que hoje presta consultoria, destacou o papel do vendedor moderno e mecanismos para alavancar as vendas.  A palestra foi realizada durante o 17º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Balneário Camboriú. Foi voltada a diretores, executivos de contas e gerentes das áreas comercial e de marketing.

Segundo o palestrante, a visita tem que ser eficiente, mas não pode ter tempo e hora para acabar. Ainda, os conteúdos precisam ser interativos e personalizados. Para cada cliente, um tipo de ação. 

Para Gaigher, a área de vendas precisa focar em ações não só de curto prazo, mas também com sondagens de opiniões e prospecção do mercado, para fidelizar os clientes. “O espaço tem seu valor, nosso produto é o tempo. Ninguém mais compra spot, mas sim campanhas e resultados”, acredita. O homem de vendas depende de uma estrutura favorável, além de cooperação do grupo, com respeito e lealdade. “Toda a engrenagem precisa trabalhar corretamente para haja sucesso. Tudo está baseado em uma só palavra: gestão. Canais pra que a gente possa criar alternativas de rentabilidade são muitos dentro do rádio, e nos limitamos aos 30 segundos ou 15 segundos, o que não existe mais”, afirma.

Ele também destacou cinco obstáculos da venda: necessidade, desejo, pressa, dinheiro e confiança. “A confiança pode ser pela técnica, acreditar que o vendedor e a empresa sejam capazes de entregar o resultado prometido em troca do investimento. Ou pela empatia, um aspecto emocional de identificação”, explica.

O consultor ressaltou que as rádios devem focar na crossmedia. “Podemos fazer muita coisa com o rádio utilizando como premissa aquilo que nós sempre fizemos, porém sabendo nos adequar a um novo padrão. Estamos falando de facebook, twitter, outras redes. O rádio é o principal, mas temos novos instrumentos que podem ser aliados. Hoje é possível ouvir a rádio pela internet em qualquer lugar do mundo. Essas ferramentas precisam ser utilizadas cada vez mais”, completa.

OUÇA A MATÉRIA ABAIXO:

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimos áudios