Morre um dos maiores nomes da Comunicação do Sul do Brasil: Antunes Severo

O radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador era Comendador ACAERT

22/11/2017

Morreu na tarde desta quarta-feira (22), em Florianópolis, Eurides Antunes Severo, 85, considerado um dos principais nomes da comunicação e do marketing em Santa Catarina. Ele lutava contra um câncer. Deixa cinco filhos, sete netos e quatro bisnetos. O velório será a partir das 8 horas da manhã da quinta-feira (23/11), na Capela Marfim do Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, e o sepultamento às 14h.

Eurides Antunes Severo era gaúcho de Rosário do Sul. Nasceu em 2 de agosto de 1932. Locutor, repórter, noticiarista, radialista, produtor e apresentador de programas de auditório, trabalhou em emissoras do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Em Florianópolis, desde 1956, fez radiojornalismo, produção e locução radiofônica até 1964 na Rádio Diário da Manhã. Fundou, com Rozendo Lima, e dirigiu a agência de publicidade A.S. Propague até 1978. Em 1968 ajudou a fundar a Casa do Jornalista. Em 1976 iniciou carreira acadêmica como professor da Escola Superior de Administração e Gerência, atual Centro de Administração e Economia da UDESC.

Paralelamente às atividades de professor, no período de 1979 a 1987 exerceu cargos de gerência e direção na RBS/SC (Televisão e Rádios), TV Barriga Verde e Jornal O Estado. Em 1984 liderou o movimento para a fundação e foi o primeiro presidente da ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing.

Secretário de Estado de Comunicação Social no governo de Pedro Ivo Campos, nos anos de 1987 e 1988. No período de 1995 a 2003 coordenou os cursos de Especialização em Marketing da ESAG/UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.

Ocupava a cadeira de número 21 na Academia Catarinense de Letras, que tinha Adolfo Ziguelli como patrono. Foi co-autor com Ricardo Medeiros do livro Caros Ouvintes – Os 60 anos do Rádio em Florianópolis, lançado em 2005 pela Editora Insular e Associação Catarinense de Imprensa. Organizador, com Marco Aurélio Gomes do livro Memória da Radiodifusão Catarinense, publicado em 2009 pela ACAERT – Associação Catarinenses das Emissoras de Rádio e Televisão.

No dia 07 de agosto de 2013, A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão concede a Antunes Severo a Comenda ACAERT, a maior honraria da Radiodifusão de Santa Catarina. Também foi jurado do Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão. Em 2015 recebe da Câmara de Florianópolis o título de Cidadão Florianopolitano. No ano seguinte, a jornalista Ana Lavratti lançou o livro “Antunes Severo – o menino do arroio Itapevi”, com a trajetória de um dos mais importantes nomes da comunicação no sul do Brasil.

Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador e um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia é editor-chefe do site Caros Ouvintes desde 2003.    

NOTA DE PESAR

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT lamenta o falecimento de um dos principais nomes da comunicação e do marketing em Santa Catarina: Eurides Antunes Severo. Locutor, repórter, noticiarista, produtor, apresentador, publicitário, professor, escritor e pesquisador, Antunes foi acima de tudo um apaixonado pela comunicação. Profissional que esteve à frente de seu tempo, participou da criação de entidades como ADVB/SC, Casa do Jornalista e da agência de publicidade Propague. No dia 07 de agosto de 2013, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão concedeu a Antunes Severo a Comenda ACAERT, a maior honraria da Radiodifusão Catarinense. Pelo seu trabalho, dedicação e entusiasmo às causas que abraçou, Santa Catarina perde uma referência. Mas temos a certeza que seu legado será reverenciado, preenchendo, assim, o vazio deixado por este grande brasileiro honrado. Em nome dos associados da ACAERT, apresentamos nossa solidariedade aos parentes e amigos.

 

Marcello Corrêa Petrelli
Presidente ACAERT

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias