Faixas de 700 MHz para banda larga móvel liberada em sete capitais

Os municípios da lista devem entrar em um período no qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência

30/05/2017

O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), em reunião realizada nesta terça-feira, 30/5, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou a entrada em operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 MHz em sete capitais, Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Recife (PE), Maceió (AL), e em mais 67 cidades.

Os municípios da lista devem, agora, entrar em um período denominado mitigação preventiva de interferências, no qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta. Ocorrendo a suspeita de interferência, a população poderá contatar o site da TV Perfeita, que atuará em caso de possíveis interferências de sinal. Até o momento não foi confirmada nenhuma interferência da banda larga móvel operando na faixa de 700 MHz na TV aberta nos municípios onde já ocorre a convivência dos serviços.

Este período de mitigação, anterior à entrada em operação da banda larga móvel nos municípios, dura em média 30 dias, mas pode apresentar variações de acordo com a especificidade técnica de cada localidade. Após o termino deste processo, a Anatel permitirá que a banda larga móvel na faixa de 700 MHz entre em operação nestas localidades. 

No entanto, em Recife e Maceió há  ainda a necessidade alteração de canais de radiodifusão para o início do processo de mitigação. Nas demais cidades, o  período de mitigação preventiva já pode ser iniciado.

A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa de 700 MHz facilita o acesso em ambientes fechados, o que melhora a experiência do usuário dentro de suas residências.

 Acesse a lista com as cidades que possuem condições técnicas para o início do processo de mitigação para a implantação da banda larga móvel na faixa de 700 MHz 

Repórter: Anatel

Últimas notícias