Facebook lançou nesta tarde programa de apoio ao jornalismo

Projeto vai atuarem três frentes: desenvolvimento de produtos, treinamentos e ferramentas para jornalistas

11/01/2017

O Facebook lançou, na tarde desta quarta-feira, 11, o Projeto Facebook para Jornalismo. A iniciativa global da empresa tem como objetivo aproximar os usuários, engenheiros e desenvolvedores da plataforma à indústria jornalística. De acordo com comunicado da empresa, a intenção é ampliar as colaborações com as empresas de mídia. “O objetivo é desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e conversar com publishers e educadores para entender como podemos ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital”, diz o comunicado da empresa.

Em relação ao desenvolvimento de novos produtos, a rede social deve mobilizar um time exclusivo para o tema. “Isso se dará por meio da conexão de nossos times de produto e engenharia para que possamos construir juntos desde os estágios iniciais o processo de desenvolvimento de produtos”, diz a nota. O objetivo é colocar á disposição das empresas as principais ferramentas do Facebook. “Queremos trabalhar com nossos parceiros para desenvolver nossos formatos atuais – Live, 360, Instant Articles. “

De acordo com o Facebook, a ideia do projeto surgiu de conversas com editores que demonstraram o desejo em oferecer pacotes de reportagens para seus leitores mais assíduos no Facebook. “Estamos em contato com uma série de parceiros — incluindo Washington Post, Fox News, El País e Hindustan Times — para encontrar um jeito de fazer isso da melhor forma. Vamos começar testando o uso de Instant Articles para essa finalidade, de modo que os leitores possam ver múltiplas matérias de seus veículos de imprensa favoritos. Isso é um teste preliminar e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para tornar esse produto relevante para eles. ”

A empresa ainda vai desenvolver “hackatons” onde os engenheiros do Facebook serão anfitriões de sessões com desenvolvedores de organizações de mídia para colaborar na identificação de oportunidades e soluções. Na área de treinamento, o Facebook pretende ampliar o programa de cursos para redações e compartilhar informações e discutir boas práticas. “Nós visitamos regularmente redações para aprender e compartilhar informações, e recebemos jornalistas de todo o mundo para discutir boas práticas para que possam encontrar informação na nossa plataforma, distribuir conteúdo e engajar e construir audiências para suas reportagens. ”

Um dos acordos do projeto prevê a oferta de treinamento em escala para organizações de mídia locais por meio de colaborações com a Knight Foundation, a Detroit Journalism Cooperative, o Institute for NonProfit News, a Local Independent News Online (LION) e o Institute for Journalism in New Media, entre outros. A empresa também quer ampliar seu esforço atual de combate de notícias falsas ampliando suas iniciativas e reforçando sua atuação no First Draft Coalition, projeto criado em 2015 que orientar redações e veículos de mídia de todo o mundo sobre como reunir, verificar e comunicar notícias a partir de conteúdo gerado por usuários. “O Projeto Facebook para Jornalismo funcionará como o eixo central de nossos esforços para promover e apoiar o jornalismo no Facebook, e iremos disponibilizar atualizações de nossas iniciativas aqui”, conclui a empresa.

Repórter: Luiz Gustavo Pacete | Meio & Mensagem

Últimas notícias