Parlamento homenageia centenário de Saul Brandalise e os 34 anos da Band SC

Evento foi prestigiado por diversas gerações de familiares do homenageado. ACAERT foi representada pelo ex-presidente Marcello Petrelli

17/11/2016

A Assembleia Legislativa, em sessão especial, comemorou na noite desta quarta-feira (16) o centenário de nascimento de Saul Brandalise e os 34 anos da TV Barriga Verde, afiliada da Band em Santa Catarina. A proposição da homenagem partiu do deputado Natalino Lázare (PR) e foi endossada pelos demais parlamentares

Lázare destacou o perfil empreendedor do homenageado que além de atuar na área da comunicação também teve papel de destaque no setor agroindustrial. “Quando se fala de empreendimentos industriais, quando se fala em empresário e quando se fala em agronegócio no Brasil, não há como tirar desta agenda aquilo que representa a figura de Saul Brandalise.” O deputado, representante de Videira no Oeste do estado, ressaltou a importância para a região da iniciativa do empresário em fundar a Perdigão. “Suas ações têm um significado enorme para o desenvolvimento do Oeste catarinense no contexto econômico e social.”

O presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD), também destacou a importância da família Brandalise no setor alimentício. “Na questão agroindustrial, que teve o seu berço na região oeste, a Perdigão foi decisiva para o estado de excelência que temos hoje.” Em relação à homenagem que também alcança a empresa de comunicação da família, Merisio afirmou que esta é uma forma de a Assembleia mostrar seu respeito a todos os anônimos que constroem Santa Catarina com muito trabalho e dedicação.

Falando em nome do homenageado, Flávio Brandalise, filho mais velho de Saul Brandalise, emocionou os presentes com um discurso embargado. “Um líder nato com quem pude conviver por mais de 50 anos. Do mais fundo de mim emergem lembranças boas e a marca indestrutível da grande influência que sempre exerceu sobre nossas vidas, permitindo que nossa individualidade aflorasse à sombra de sua paternal orientação”. Sobre a postura do pai perante a vida, definiu: “Senhor de uma tremenda garra para vencer. Não houve desafio que o perturbasse ou desânimo que o desviasse de seus pretendidos ideais, um homem que peregrina virtudes, um catalisador de bons exemplos.”

Saul Brandalise Júnior discursou em nome da emissora Band Santa Catarina e afirmou que carregar o nome do patriarca é muito mais que um orgulho, é uma responsabilidade. “Ter o mesmo nome de Saul Brandalise não me deixa tranquilo, porque meu pai foi uma pessoa absurdamente singular.” O presidente do Grupo Band destacou o espírito visionário do pai. “Em 1972 ele plantou a semente da Unoesc em Videira, uma cidade pequena que não tinha 18 mil habitantes, mas que já tinha uma faculdade. A preocupação dele era a manutenção do homem rural na propriedade. A lembrança deixada por ele faz com que fiquemos comprometidos quando temos uma emissora de televisão que zele e proteja Santa Catarina, como também sermos merecedores do seu nome.”

O deputado César Valduga (PCdoB) também participou da cerimônia e afirmou que o parlamento catarinense está de parabéns em fazer uma justa homenagem aos 34 anos da emissora Band Santa Catarina e à pessoa de Saul Brandalise pelo seu centenário. “Um homem que deixou uma grande marca, não só para o estado de Santa Catarina, mas para todo o Brasil em um projeto desenvolvimentista que foi a agroindústria no estado.”

ACAERT foi representada pelo ex-presidente Marcello Petrelli, evento contou também com a presença do radiodifusor Carlos Amaral. Veja abaixo a galeria do fotos:  

Homenagem Saul Brandalise

Repórter: ACAERT com ALESC || Fotos: Miriam Zommer / Agência AL

Últimas notícias