Livro sobre a história de Carlos Joffre Amaral é lançado em Lages

Evento encerra as comemorações pelo centenário de nascimento do fundador do SCC

16/11/2016

Para encerrar as comemorações do Centenário de Nascimento de Carlos Joffre Amaral, o Sistema Catarinense de Comunicações realizará, no dia 18 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos - SESC, em Lages, o lançamento oficial do livro que conta a história de um dos principais pioneiros da comunicação no estado. Escrito por Mariana Lapolli e Roberto Rogério do Amaral, a obra está sendo publicada pela editora Pandion. O evento integra uma série de ações que celebraram, ao longo de todo o ano, os cem anos de nascimento de Carlos Joffre e contou com uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, além de também ter sido comemorado no evento que celebrou os 35 anos do SBT Santa Catarina.

Para Roberto Rogério Amaral, presidente do SCC e filho de Carlos Joffre, ao celebrar o centenário de nascimento de seu fundador, o SCC reafirma sua identidade catarinense e seu compromisso com a sociedade. “Além de ser um pioneiro na comunicação, Carlos Joffre Amaral, foi um grande promotor da cidadania. Não estamos apenas comemorando o seu centenário, mas celebrando também o desenvolvimento das comunicações no Estado e o progresso de toda uma região”. Ele destaca que “atualmente o SBT Santa Catarina é referência em gestão e conteúdo, o que orgulha a todos na emissora, pois focamos nossa programação nos valores familiares e a cada ano temos registrado um crescimento extraordinário, mesmo num cenário econômico tão adverso”.

Sobre Carlos Joffre Amaral

Nascido em Santo André, no ABC Paulista, no dia 10 de julho de 1916, Carlos Joffre Amaral trabalhava numa fábrica de rádio receptores quando, em 1939, foi enviado à Lages para consertar os aparelhos que apresentavam defeitos. Decidiu ficar em definitivo e três anos mais tarde, em 1942, instalou alto-falantes na principal Praça da cidade. Através desse sistema eram transmitidas notícias nacionais e internacionais, além de músicas e recados à população, nascia assim “A Voz da Cidade”. Com a popularização dessas transmissões, Carlos Joffre funda, em 25 de agosto de 1947, a Rádio Clube de Lages, uma das pioneiras na comunicação catarinense.

Casou-se com Ilse Machado em 30 de maio de 1946. Com ela teve dois filhos: Roberto Rogério e Glória Aparecida. Tendo a comunicação como missão de vida, Carlos Joffre utiliza os meios disponíveis para auxiliar aqueles que mais necessitavam. Suas iniciativas foram imortalizadas na Fundação que hoje leva seu nome e continua promovendo e realizando ações culturais, educacionais e de responsabilidade social, beneficiando milhares de famílias na Serra Catarinense.

No dia 21 de abril de 1976, a voz que mobilizou a Serra Catarinense e impulsionou a comunicação no estado, silenciou. Aos 59 anos de idade, Carlos Joffre Amaral partiu, deixando como herança seu exemplo de luta, pioneirismo e solidariedade.

Repórter: Grupo SCC

Últimas notícias