20 emissoras de SC podem iniciar o processo de migração

Comitiva de radiodifusores, liderada pela ACAERT, participou da cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília

08/11/2016

Vinte emissoras de Santa Catarina assinaram nesta segunda-feira (7), data em que se comemora o dia do radialista, o termo aditivo de adaptação de outorga que permite a migração do AM para o FM. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Michel Temer e do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

No discurso de abertura da solenidade, o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, destacou que o ato marcava um dia considerado histórico para o rádio brasileiro. “A possibilidade de migração da faixa AM para FM revigorou a força do rádio”, disse Tonet.

Entre os 244 radiodifusores de todo o país, estavam mais de 20 catarinenses. A comitiva de Santa Catarina foi liderada pela ACAERT, o presidente Rubens Olbrisch destacou que espera ver o processo de migração das outras emissoras sendo concluído em breve. “Temos mais um lote a ser assinado futuramente e esperamos que até o final do ano, mais 20 ou 30 emissoras de SC assinem o termo aditivo”, afirmou.

Com a assinatura dos termos aditivos, as emissoras devem apresentar ao MCTIC o projeto técnico de instalação e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização para o uso da radiofrequência. Recebendo a liberação, as emissoras já poderão transmitir na nova faixa. O MCTIC continuará a análise dos pedidos de migração restantes e outras emissoras de Santa Catarina serão chamadas para assinar os termos aditivos conforme os processos forem concluídos.

Das 104 emissoras de SC que solicitaram a migração, 25 já assinaram os contratos da nova outorga, cinco delas assinaram os contratos em maio deste ano. Santa Catarina tem, ao todo, 45 emissoras no primeiro lote da migração, que não precisam da faixa estendida para migrar, e outras 59 que ainda aguardam o desligamento da TV analógica – os canais 5 e 6 – para utilizar a faixa ampliada.

Presença Catarinense

Mais de 30 catarinenses, entre radiodifusores, profissionais das emissoras e familiares participaram da cerimônia de Migração no Palácio do Planalto, em Brasília. A comitiva catarinense estava formada pelo presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch; a ex-presidente e vice-presidente da Abert, Marise Westphal Hartke; os ex-presidentes e conselheiros, Ranieri Bertoli e Marcello Petrelli; o vice-presidente regional Norte, Joselde Cândido Cubas; e os radiodifusores: Geraldo Valenga, Edson Berghahn, Márcia Kellermann, Jeter Sobrinho, Carolini Salvaro, César Souza, Gervásio José Maciel, Neuri Reinisch, Goldwin Meyer, Ary Ramos e Amaury Levinski. Algumas emissoras contempladas nesse lote da migração enviaram seus engenheiros como representantes legais no ato de assinatura. Veja abaixo a galeria de fotos



Migração

Veja abaixo a relação completa de emissoras que assinaram o Termo Aditivo no dia 07 de novembro:

Repórter: ACAERT com informações da ABERT

Últimas notícias