Rádio tem papel importante na cobertura das eleições

Com a cobertura ao vivo, as emissoras ganharam em velocidade para informar os dados atualizados das apurações em seus respectivos municípios

13/10/2016

O rádio teve um papel fundamental na cobertura do primeiro turno das eleições 2016. O país acompanhou a votação em 5.562 municípios brasileiros, destes, 5.506 elegeram o (a) prefeito (a). No encerramento da votação, o portal tudoradio.com registrou picos de audiência, com um balanço positivo das coberturas jornalísticas. Em 30 de outubro, 56 municípios terão o segundo turno.

Os dados apontam que os usuários ficaram sintonizados em várias emissoras, de diferentes portes e localidades. Rádios de municípios pequenos e médios do interior do país concentraram cerca de 60% dos ouvintes no tudoradio.com. O portal registrou cerca de 1.200 usuários ativos por segundo.

Com a cobertura ao vivo, as emissoras ganharam em velocidade para informar os dados atualizados das apurações em seus respectivos municípios, atingindo todos os públicos e programações.

Horário eleitoral no rádio

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para os candidatos que vão disputar o segundo turno terá início 48 horas após a proclamação do resultado do pleito. No caso das eleições municipais, a proclamação é feita pelo juiz eleitoral de cada localidade, portanto, a propaganda no rádio e na TV pode ter início em data diferente.

O Calendário Eleitoral estabelece apenas que a data limite para o início da propaganda é o dia 15 de outubro, ou seja, 15 dias antes da eleição. No segundo turno, o horário eleitoral é dividido em dois períodos diários de 20 minutos, tendo início às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão.

Repórter: Abert

Últimas notícias