Série de Reportagens lembra os 100 anos da Guerra do Contestado

Jornalistas da Band FM de Canoinhas percorreram 200 km para encontrar os reflexos da guerra no Planalto Norte Catarinense

13/10/2016

É possível perceber sinais da Guerra do Contestado na atualidade? Os jornalistas Edinei Wassoaski e Priscila Noernberg percorreram 200 quilômetros e visitaram sete municípios do Planalto Norte Catarinense em busca de informações que pudessem trazer resposta ao questionamento. O material, produzido em quatro meses de trabalho, será lançado na próxima semana. A data não foi escolhida por acaso, pois foi em 20 de outubro de 1916, portanto, há 100 anos, que os governadores do Paraná e de Santa Catarina assinaram o acordo de demarcação de limites entre os dois estados.

Na segunda-feira, 17, vai ao ar a primeira de uma série de cinco reportagens em áudio, que também estará disponível para download para os usuários da Rede de Notícias ACAERT - RNA.

Os programas vão ao ar no Jornal da Band, da Band FM de Canoinhas, e também estará disponível no portal de notícias JMais e o jornal Correio do Norte, que no dia 20 lançam um hotsite com conteúdo multimídia.

"Buscamos resgatar a história da guerra, mas, principalmente, lançar um olhar para além da guerra. Afinal, que herança a região teve dessa guerra? Ainda é possível detectar sinais desse conflito na nossa região? São perguntas que tentamos responder com esse trabalho", explica o editor do JMais e jornalista da Band FM, Edinei Wassoaski.

O material, que tem a supervisão histórica de Fernando Tokarski, é o primeiro trabalho de fôlego que os jornalistas realizam em conjunto. "Ao jornalista não cabe apenas informar, mas propor a reflexão. E é isso o que estamos propondo com esta produção", pontua Priscila Noernberg.

Série RÁDIO

A série em áudio vai abordar cinco temáticas. Na segunda-feira, os jornalistas fazem um resgate histórico sobre o assunto. No segundo programa, o assunto será a recolonização forçada pela chegada da Lumber. No terceiro programa, o messianismo será destaque. Na quarta reportagem, os jornalistas mostram como a região teve momentos de progresso com a chegada da ferrovia. E, para encerrar, o programa de sexta-feira apresenta o que ficou de herança da guerra do Contestado.

Repórter: Edinei Wassoaski e Priscila Noernberg (foto de capa: reprodução)

Últimas notícias