ACAERT promove curso de Introdução à Audiodescrição – preparação para programas eleitorais

Capacitação com profissionais das emissoras associadas atende exigência da legislação eleitoral

12/08/2016

Profissionais das emissoras associadas à ACAERT participam até a próxima terça-feira (16), no hotel Slaviero, em Florianópolis, do curso de Introdução à Audiodescrição, ferramenta que será obrigatória na propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão. O curso, que começou nesta sexta-feira (12), está sendo ministrado por Marcia Caspary e Lívia de Mello Motta, duas audiodescritoras. (confira currículo abaixo)

Objetivos: apresentar e discutir a audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que permite a equiparação de oportunidades, o acesso ao universo imagético e a eliminação de barreiras comunicacionais no contexto cultural, educacional e social, oferecendo aos participantes oportunidades de reflexão e prática, com foco nos programas eleitorais. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, sociais e pedagógicos, por meio de locução extra inserida ao som original do produto audiovisual, espetáculos e outros eventos. Além das pessoas com deficiência visual, também são beneficiadas pessoas idosas, pessoas com deficiência intelectual, autistas, pessoas com déficit de atenção, disléxicos, e outros.

Carga horária: 20 horas

Conteúdo programático:
*Deficiência visual e as barreiras comunicacionais;
* Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual;
* Audiodescrição – conceito, breve panorama mundial e brasileiro;
* Audiodescrição: aplicabilidade;
* Princípios da audiodescrição;
* Audiodescrição de programas eleitorais;
* Gestos e expressões faciais;
* Audiodescrição de vinhetas;

Audiodescrição de pessoas;
*Equipamentos e recursos técnicos.

Recursos e estratégias de ensino
* Data show e arquivos PP;
* Vídeos;
* Aulas expositivas dialogadas;
* Atividades práticas de análise de documentários, filmes com audiodescrição;
* Atividades práticas de audiodescrição de imagens estáticas e dinâmicas;
* Atividade de finalização de curso.

Atribuições da professora formadora
* Expertise em audiodescrição e em trabalhos com pessoas com deficiência visual;
* Elaboração de atividades e materiais para o curso;
* Acompanhamento dos alunos em atividades práticas de audiodescrição;

Atribuições do contratante
*Local para os encontros com os seguintes equipamentos e materiais: data show, algumas cópias xerox para os alunos;
* Elaboração de certificados para os alunos.

Mini Curriculum das Professoras que irão ministrar o curso:
Marcia Caspary é audiodescritora pelo Instituto VIVO com a profª Lívia Motta. Profissional da voz, locutora e apresentadora de Rádio e TV (DRT nº 6.104) há mais de 25 anos, dubladora e atriz. Sócia diretora da empresa TAGARELAS PRODUÇÕES e presidente da Associação Amigos do IECINE - Instituto Estadual de Cinema do RS. Há 6 anos dedica-se a audiodescrição ao vivo e gravada como narradora, roteirista e produtora. Ao vivo, em espetáculos de dança, teatro, shows musicais, seminários entre outros eventos. Possui estúdio de gravação, equipamento de tradução simultânea e ministra palestras e workshops sobre acessibilidade comunicacional e suas aplicabilidades. Coordenadora e co-produtora dos formatos acessíveis (Audiolivro, Braile, DVD Libras, Daisy, Animação com AD) do livro “Sonhos do Dia” de Claudia Werneck pela WVA Editora (2011); AD ao vivo em espetáculos de dança e teatro percorrendo todo Brasil: AD ao vivo de longas-metragens no Festival de Cinema de Gramado (2012/2013/2014) entre outros festivais e mostras. AD gravada em curtas-metragens de ficção e animação em edições do Festival Internacional de Animação (2008/2010/2011), Festival Cinema Acessível (2015/2016), AD na publicidade: Paralimpíadas Rio2016; Páscoa LACTA; Campanha P&G #ObrigadoMae; Senac Idiomas-RS.

Lívia Maria Villela de Mello Motta é professora doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo, com parte de seu doutoramento feito na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Trabalha como audiodescritora e professora de cursos de audiodescrição desde 2005, tendo sido responsável pela exibição da primeira peça e da primeira ópera com audiodescrição no Brasil e desde então vem promovendo a acessibilidade comunicacional em filmes, peças teatrais, óperas, espetáculos de dança, shows, espetáculos de circo, stand ups, musicais, além de eventos religiosos, acadêmicos e sociais como casamentos e partos. Têm feito também a formação de professores para o uso da audiodescrição na escola como ferramenta pedagógica. Trabalhou como consultora do MEC/UNESCO e criou a empresa: VER COM PALAVRAS, que tem como objetivos a implementação da audiodescrição nos mais diversos contextos. Organizou junto com Paulo Romeu Filho o primeiro livro brasileiro sobre o tema: AUDIODESCRIÇÃO: TRANSFORMANDO IMAGENS EM PALAVRAS. Foi coordenadora pedagógica do 1º Curso Brasileiro.


A audiodescritora Marcia Caspary
Confira mais foto do evento:

 

Repórter: Assessoria de Comunicação ACAERT

Últimas notícias