Após fim do sinal analógico, população de Rio Verde corre para comprar antena e conversor

Com o fim das transmissões analógicas, cerca de 30 mil pessoas resolveram adaptar suas televisões para o sinal digital.

10/03/2016

O comércio de eletrônicos, antenas e conversores de Rio Verde (GO) andou na contramão da tendência econômica do Brasil na última semana. O aumento significativo nas vendas foi resultado do desligamento do sinal analógico de TV na cidade. Com o fim das transmissões analógicas, cerca de 30 mil pessoas resolveram adaptar suas televisões para o sinal digital.

De acordo com Delmiro Rodrigues Lacerda, vendedor de uma loja de eletrônicos da cidade goiana, as vendas de antenas aumentaram em média 70% após o desligamento, que aconteceu no dia 1º de março.

“O pessoal estava descrente que iam desligar (o sinal analógico) porque já haviam adiado uma vez e acabaram não comprando (conversor ou antena) com antecedência. Quando cortou o sinal, aumentou muito a procura. Estávamos com 180 antenas disponíveis e já renovamos o estoque em menos de uma semana. Chegaram mais 220 peças. Para você ter noção, quatro equipes trabalhando na rua não estão dando conta do serviço”, contou Delmiro. 

Uma equipe da TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo) visitou oito lojas de varejo e cinco lojas de antenas e eletrônicos nos dois dias seguintes ao desligamento. Foi constatado que não houve elevação dos preços e a procura por televisores ficou abaixo do esperado, mas a venda de antenas e conversores cresceu consideravelmente. 

Jeferson Próspero, diretor de programação da TV Anhanguera, acredita que a experiência em Rio Verde é um exemplo para Brasília, próxima cidade a ter o sinal analógico desligado, em outubro deste ano:

“O que ficou de lição é que o grande esforço para Brasília deve ser o trabalho em campo e a união. Todas as entidades e emissoras devem esclarecer as dúvidas da população. Às vezes a pessoa tem a TV correta, mas não sabe ligar o sinal digital”, disse Próspero. Para ele, o principal canal de comunicação foi o jornalismo. “Foram feitas mais de 150 matérias sobre o desligamento”, concluiu.

Em iniciativas próprias, as emissoras de TV têm adotado ações para divulgar e ensinar a população sobre o sinal digital. Veja aqui o vídeo produzido pela TV Globo.

A EAD, empresa responsável pela implantação do sinal digital, continua a distribuição dos adaptadores em Rio Verde por mais 30 dias após o desligamento para as famílias beneficiadas por programas sociais e que não retiraram ou instalaram os equipamentos a que têm direito. Cerca de 15 mil kits de conversores digitais foram entregues aos inscritos no CadÚnico, e que participam de programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.

Após o desligamento, as geradoras continuam transmitindo, por um mês, uma cartela fixa na tela dos televisores alertando os telespectadores que não se prepararam antecipadamente. A mensagem traz informações sobre como proceder para ter acesso ao sinal digital.

TV ABERTA ARTE 2

Repórter: Assessoria de Imprensa ABERT

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