Conselho de Comunicação do Congresso Nacional vai acompanhar migração das AMs

O Conselho de Comunicação Social assessora deputados e senadores em assuntos relacionados ao setor

08/03/2016

 
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional decidiu criar uma comissão para acompanhar o processo de migração das rádios AMs para o dial FM. Além disso, em reunião realizada em Brasil, o conselho emitiu nota de repúdio à agressão a jornalistas e cinegrafistas em protestos. 
 
O presidente do Conselho de Comunicação Social, Miguel Ângelo Cançado, explica qual é a preocupação sobre esse processo. "Muitas emissoras optaram por não fazerem a migração. E aí alguns municípios brasileiros - e aí uma das grandes preocupações - sobretudo porque são municípios pequenos, ficarão desassistidos do rádio, que é o segundo veículo de comunicação mais acessado pela sociedade brasileira, sobretudo pela população mais carente", ressaltou
 
A agressão a jornalistas, cinegrafistas e outros profissionais da imprensa durante protestos políticos nos últimos dias motivou uma nota pública de repúdio por parte do Conselho de Comunicação Social do Congresso nesta segunda-feira. Os casos de intimidação e violência contra profissionais de comunicação foram registrados principalmente em São Paulo, na última sexta-feira, dia em que o ex-presidente Lula foi levado para depor por policiais federais durante a 24ª fase da Operação Lava Jato, que investiga a corrupção e desvio de dinheiro da Petrobras. Os episódios mostram uma situação grave de desconhecimento do papel da imprensa por parte da população e são considerados uma afronta ao direito de expressão pelos integrantes do Conselho, como resume a representante dos jornalistas no colegiado, Maria José Braga.
 
"É muito preocupante que os profissionais - jornalistas e radialistas - sejam agredidos durante o exercício da sua profissão. Ocorreu no último fim de semana de forma acentuada, mas não é uma novidade. Este ano nós tivemos profissionais agredidos em várias ocasiões e em mais de um estado. (Isso mostra a gravidade da citação. Estamos diante de uma grave crise política e que parte da sociedade sequer tem o reconhecimento do papel da imprensa no Brasil")."
 
Restrição de Publicidade também foi debatida
 
Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional também discutiu as restrições em publicidade e propaganda. A publicidade destinada a crianças e adolescentes, a de medicamentos e de bebidas alcoólicas e as questões de gênero nos anúncios foram debatidas na audiência. Os convidados e os membros do Conselho defenderam a necessidade de haver regulamentação e autorregulamentação da publicidade. Eles observaram que existem princípios a obedecer para que os consumidores não sejam enganados.
 
O Conselho de Comunicação Social assessora deputados e senadores em assuntos relacionados ao setor. A próxima reunião do colegiado será no dia 11 de abril.

Repórter: ACAERT com Tudo Rádio e Agência Câmara

Últimas notícias