Prêmio de Jornalismo Unimed SC divulga os vencedores de 2015

Rádio Clube, de Blumenau, e a TV RIC Record, de Florianópolis, conquistaram as primeiras colocações

01/12/2015

A Unimed SC anunciou nesta sexta-feira (27/11), em Joinville, os sete vencedores da 14ª edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC. Na categoria Profissional a vencedora foi Susana Cardoso Küster, do Correio Lageano, de Lages, com a matéria “A cura pelo cordão umbilical” (Jornal/Revista); Tamara Caroline Schweder, da Rádio Clube, de Blumenau, com a matéria “25 anos sem Cazuza, um símbolo da brutalidade do HIV” (Rádio); e Tony Borges, da TV RIC Record, de Florianópolis, com reportagem “Série – Deficientes cegos” (TV). Os vencedores receberam como prêmio um kit com Ipad + Iphone 6, e os demais finalistas ganharam um tablet.

Na categoria Destaque Acadêmico venceu a estudante Sâmia Pauli Fiates, da Universidade Federal de Santa Catarina, de Florianópolis, com a reportagem “Desatenção ou TDAH?” A estudante ganhou um smartphone Samsung Galaxy S.

Na categoria Novo Repórter também foram três vencedores, um em cada subcategoria.  A vencedora da subcategoria ensino fundamental – 1º ao 5º - foi a estudante Letícia Cardoso Simão, do Colégio de Aplicação Uniarp, de Caçador; na subcategoria ensino fundamental – 6º ao 9º ano – foi o estudante Gustavo Henrique Schroeder, da Escola Municipal Pastor Hans Müller de Joinville. No ensino médio, o vencedor foi o estudante Élinton de Souza Vieira, da Escola Estadual Básica Julieta Torres Gonçalves, de Nova Veneza. Os ganhadores de cada subcategoria do Novo Repórter receberão um tablet, sua escola, um troféu, mais R$ 1.000,00 em doação de equipamentos e o professor responsável, um tablet.

Todos os vencedores e finalistas receberam ainda um certificado constando sua condição de finalista ou vencedor do Prêmio. No total foram 224 trabalhos concorrentes nas três categorias.

A seleção dos trabalhos vencedores da categoria Profissional entre os finalistas foi realizada na quinta-feira, 26, pela comissão julgadora formada pelos médicos da Unimed Edson Campos e Álvaro Koenig, pelos jornalistas André Biernath Gomes Bento (Revista Saúde é vital) e Suzana de Mattos Mauro (Toledo Comunicação) e pela escritora Roxana Tabakman de Zweig (autora do livro A Saúde na Mídia). Todos de São Paulo. Esta mesma comissão definiu os finalistas da categoria Novo Repórter, que teve seus vencedores escolhidos por meio de votação online no site do Prêmio.

O júri que escolheu os finalistas e vencedores da categoria Destaque Acadêmico foi indicado pela Associação Catarinense de Imprensa, parceira do Prêmio. Os 15 trabalhos concorrentes foram avaliados pelos jornalistas Júlio Franco, Rejane Gambin e Ronaldo Correa.

O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e as 22 cooperativas Unimed de Santa Catarina com o objetivo de valorizar e estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses. A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista é apoiadora da iniciativa.

Os vencedores

Categoria Profissional - Jornal/Revista

Veículo: Jornal Correio Lageano, de Lages,

Autora: Susana Cardoso Küster

Matéria: “A cura pelo cordão umbilical”

Resumo: A matéria incentiva a coleta e armazenamento do sangue do cordão umbilical, pois o mesmo pode ser utilizado para curar diversas doenças. A atitude pode salvar a vida não só da pessoa que tem o material guardado, mas, também, de um familiar, pois não é necessária compatibilidade total entre o sangue do doador e de quem recebe o transplante.

 

Categoria Profissional Rádio

Veículo: Rádio Clube, de Blumenau 

Autor: Tamara Caroline Schweder

Matéria: “25 anos sem Cazuza, um símbolo da brutalidade do HIV”

Resumo: A reportagem conta a trajetória do cantor Cazuza que há 25 anos faleceu por causa da aids. O cantor foi protagonista na conscientização sobre a doença no final da década de 80. Mas que passados 25 anos uma nova geração de jovens não compreende os perigos de se infectar e conviver com HIV.

 

Categoria Profissional TV

Veículo: RICTV Record, de Florianópolis

Autor: Tony Borges

Matéria: “Série – Deficientes cegos”

Resumo: Na reportagem mostra a integração dos deficientes visuais e as histórias de superação de quem perdeu a visão ao longo da vida. A matéria é pautada no censo de 2010 do IBGE, onde foi levantado que seiscentos mil brasileiros são totalmente cegos.

 

Categoria Destaque Acadêmico

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis                                 

Autora: Sâmia Pauli Fiates

Matéria: Desatenção ou TDAH?

Resumo: A reportagem em vídeo sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade mostra informações sobre a doença, os principais sintomas e as opções de tratamento. A matéria conta com depoimentos de pacientes, familiares e profissionais da saúde.

 

Categoria Novo Repórter

Subcategoria ensino fundamental - 1º ao 5º ano

Instituição: Colégio de Aplicação Uniarp (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) de Caçador

Autora: Letícia Cardoso Simão

Vídeo: “A importância da vacinação”

Resumo: A aluna entrevista uma médica para explicar quais as vacinas que precisam ser tomadas e a importância de cada uma delas.

 

Subcategoria ensino fundamental - 6º ao 9º ano

Instituição: Escola Municipal Pastor Hans Müller de Joinville

Autor: Gustavo Henrique Schroeder

Vídeo: “HIV”

Resumo: O trabalho tem como objetivo mostrar que a aids ainda é uma doença que afeta muitas pessoas e, mesmo com tratamento, o preconceito que os soropositivos sofrem por conta da doença.

 

Subcategoria ensino médio

Instituição: Escola Estadual Básica Julieta Torres Gonçalves, de Nova Veneza

Autor: Élinton de Souza Vieira

Vídeo: “Saúde na Escola”

Resumo: O trabalho retrata a necessidade da interação entre a saúde na escola, com o intuito de inibir possíveis doenças causadas pelas bactérias.

Repórter: Assessoria de Imprensa Unimed Santa Catarina

Últimas notícias