Ministro André Figueiredo empossa conselheiro da Anatel

Na ocasião, ele reafirmou a continuidade das políticas de inclusão digital

15/10/2015

Brasília, 13/10/2015 - O ministro das Comunicações, André Figueiredo, empossou hoje (13), na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o novo conselheiro da instituição: Aníbal Diniz, que terá mandato até 2019. A cerimônia, que foi realizada no Espaço Cultural Renato Guerreiro, contou com a participação do presidente do Conselho da Agência, João Batista de Rezende, dos demais membros da diretoria e de representantes dos poderes executivo e legislativo federal.

Leia mais

>>> Grupo discutirá concessões de telefonia fixa

>>> Classes C, D e E veem salto no acesso à internet pelo celular

Para o ministro, o novo conselheiro desempenhará uma função tão qualificada como a que foi executada no Senado Federal, pois apresenta experiência e qualificação. Sobre o setor, Figueiredo disse que vai manter as políticas de inclusão, pois é estratégica para o país.

"As telecomunicações têm o desafio de unir o Brasil, que detém dimensões continentais. O ministério, como formulador de políticas púbicas, e a Anatel, como reguladora e fomentadora dessas ações, são essenciais nesse processo. O corpo técnico desses órgãos são essenciais para alcançar o sucesso dessas medidas", valorizou, que também conheceu o Centro de Monitoramento de Redes de Telecomunicações da Anatel.

"Quando assumi, a presidente foi bem clara ao pedir que o Brasil alcance a inclusão digital para todos. A crise não será obstáculo para o país na manutenção dos projetos sociais e tecnológicos. Vamos superar esses desafios a partir do diálogo e de muito trabalho", acrescentou Figueiredo.

MC156816

(Foto: Herivelto Batista)

Nomeado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 2 de outubro, o novo membro do Conselho Diretor valorizou a representatividade da Agência no dia a dia de cada cidadão e das empresas.

"A Anatel tem uma função essencial ao estimular a livre concorrência, a qualidade e a universalidade do serviço de comunicações, bem como garantir o acesso a todos os brasileiros. É uma oportunidade única na gestão pública. Ao ministro, afirmo que a minha experiência será fundamental para a tomada de decisões equilibradas e coerentes", afirmou Aníbal Diniz, que passa a ocupar a vaga do ex-conselheiro Jarbas Valente.

Segundo o presidente da Anatel, João Batista, a integração da Anatel com o Ministério das Comunicações é fundamental para ampliar a regulação e a qualidade no mercado de telecomunicações.

"A Agência está sempre em cooperação com o Ministério para o desenvolvimento de ações voltadas para a evolução do mercado, com a garantia de serviços de qualidade para a população", ressaltou.

"A chegada de um novo conselheiro qualificado, como o Aníbal Diniz, favorece o debate a partir da agregação do conhecimento diversificado de cada membro sobre um setor complexo e representativo. Isso mostra os desafios para esse órgão", completou o presidente.

Perfil - Nascido em 13 de dezembro de 1962, na cidade de Campo Mourão, no Paraná, Aníbal Diniz é casado com a socióloga Elisângela Pontes e pai de duas filhas. Graduado em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC), foi senador da República e secretário de Comunicação pelo estado acreano, além de atuar no jornalismo local desde 1984.

Repórter: Minicom

Últimas notícias