Critério de pesquisa sobre TV digital deve ser reavaliado, diz EAD

O desligamento da TV analógica só poderá ocorrer se a pesquisa apurar que pelo menos 93% dos telespectadores da cidade recebem o sinal digital da TV aberta

01/09/2015

Durante apresentação no Painel Telebrasil, o presidente da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), Antônio Carlos Martelleto, disse que será preciso reavaliar o critério da pesquisa de aferição aplicada na cidade de Rio Verde (GO), primeira a ter o sinal  da TV analógica desligado, em 29 de novembro. “Este é um momento de aprendizagem e talvez seja possível simplificar as perguntas de tal forma que o telespectador saiba exatamente responder se recebe ou não o sinal digital em sua casa.”

Martelleto ressaltou que o resultado da primeira pesquisa na cidade foi inconclusivo. “Foi constatado que a variação entre as respostas era muito grande, não podendo apontar, com precisão, se o telespectador sabia diferenciar o sinal analógico do digital”.

O desligamento da TV analógica só poderá ocorrer se a pesquisa apurar que pelo menos 93% dos telespectadores da cidade recebem o sinal digital da TV aberta.

Em 2016 está previsto o desligamento nas cidades de Brasília (3 de abril); São Paulo (15 de maio), Belo Horizonte (26 de julho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro). A expectativa é que até 2018 o sinal digital esteja implantado em todo o país.

Repórter: Assessoria de Imprensa ABERT

Últimas notícias