Rádios do Sul foram as que mais tocaram sertanejo no primeiro trimestre de 2015

Bruno Caliman lidera faturamento em quatro regiões

20/08/2015

Centro-Oeste e Sudeste, de onde sai boa parte das duplas sertanejas brasileiras, não são as regiões do país onde mais se ouviu o gênero em rádios no primeiro trimestre de 2015.

De acordo com o levantamento do Ecad sobre as músicas mais tocadas nas rádios do Brasil, a maior proporção se deu no Sul, onde seis das dez músicas mais executadas eram sertanejos. Apesar da turma de jeans apertado e camisa xadrez, a gospel Obra Santa foi a mais tocada nas rádios da região.

O Nordeste é a segunda região onde mais se ouviu sertanejo, seguido por Sudeste e Centro-Oeste. No Norte, a exceção, nenhuma das dez músicas mais executadas era sertaneja e sete eram de artistas internacionais.

Rude, a mais tocada nas rádios brasileiras entre janeiro e março, só liderou as paradas no Centro-Oeste, mas aparece entre as três mais executadas em Norte, Sul e Sudeste.

Já o fenômeno Bruno Caliman, compositor que segundo o Ecad mais faturou com direitos autorais no primeiro trimestre, lidera as classificações em todas as regiões, menos no Norte, onde ficou em terceiro.

As Mais Tocadas no Brasil
 
Embora sejam sertanejas cinco entre as dez músicas mais tocadas nas rádios brasileiras no primeiro trimestre, o gênero não ocupa a primeira posição.

De acordo com levantamento inédito do Ecad, a música mais tocada por aqui entre janeiro e março foi Rude, da banda canadense Magic. Cuida Bem Dela, sertanejo cantado por Henrique e Juliano, e Ritmo Perfeito, na voz da funkeira Anitta, completam os três primeiros lugares da lista.
 
Eis as dez músicas mais tocadas no primeiro trimestre, segundo o Ecad:
 
1 - Rude
2 - Cuida Bem Dela
3 - Ritmo Perfeito
4 - Nocaute
5 - Am I Wrong
6 - Hoje
7 - Eu Não Merecia Isso
8 - Diz pra Mim
9 - Um Degrau na Escada
10 - Domingo de Manhã
 
Quem mais faturou com Direitos Autorais 
 
Confira os compositores que mais ganharam dinheiro com direitos autorais no Brasil no primeiro trimestre de 2015
Entre os compositores que mais faturaram com direitos autorais no primeiro trimestre, segundo o Ecad, os sertanejos também se destacam, com cinco nomes. O líder da classificação, Bruno Caliman, é um deles, assim como Sorocaba, o segundo.

Roberto Carlos é o único não sertanejo entre os três que mais receberam dinheiro por direitos autorais.
A lista dos dez que mais faturaram tem os seguintes nomes:
 
1 - Bruno Caliman
2 - Sorocaba
3 - Roberto Carlos
4 - Umberto Tavares
5 - Jefferson Junior
6 - Anderson Freire
7 - Erasmo Carlos
8 - Juliano Tchula
9 - Victor Chaves
10 - Marília Mendonça

Repórter: Lauro Jardim - Veja

Últimas notícias