Pesquisa mostra crescimento do investimento publicitário em Santa Catarina

Levantamento indicou aumento nominal da veiculação e da expectativa de faturamento em 2015

22/07/2015

O Fórum da Indústria da Comunicação Catarinense – FICC divulgou nesta quarta-feira (22), no hotel Castelmar, em Florianópolis, a 11° edição da pesquisa “Mercado da veiculação publicitária em Santa Catarina”, com base nos dados de 2014. De acordo com o levantamento, a projeção do total investido em mídia chegou a R$ 1.194 bilhão, o que representa um crescimento nominal de 1%, em relação ao desempenho de 2013. No bolo publicitário, a mídia Televisão aberta continua com a maior fatia (54,8%), seguido por Jornal (18,3%) e Rádio (18%). A iniciativa privada respondeu por 90% do volume investido em publicidade.

A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Mapa e financiada pelas entidades do FICC. Outro dado relevante foi o índice de otimismo dos veículos de comunicação. De acordo com o estudo, 89,5% têm uma expectativa de aumentar o faturamento este ano.

O levantamento mostrou ainda que o nível de empregos gerados pelos veículos continua estável em Santa Catarina. Ao todo, são 9.2 mil colaboradores diretos, sendo que o Jornal, com 38,8% e o Rádio, 31,4% são os segmentos que mais empregam no estado. Outros quesitos, como a origem dos anunciantes, da contratação da veiculação e da produção do material também são auferidos pela pesquisa. O levantamento foi realizado junto às mídias de Televisão (aberta e fechada) Rádio, Jornal, Revista, Mídia Exterior e Internet. Participaram veículos que representam 81% do faturamento estimado para o total.

O coordenador do Fórum e presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, Rubens Olbrisch, afirmou que o ano eleitoral atrapalhou o investimento principalmente nas emissoras de rádio e televisão. “Sem dúvida, as limitações da legislação eleitoral acabaram impactando do resultado”. Para a presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina – Sinapro, Rosa Estrella, o levantamento confirma o crescimento do mercado. “Apesar de pequeno, os números mostram que a nossa indústria de comunicação catarinense continua crescendo”. “A pesquisa já está consolidada e seguramente é modelo para outros estados, tanto na forma de organização quanto na sua metodologia”, explicou José Nazareno Vieira, o Zeno, do Instituto Mapa.

Entidades que compõe o FICC

Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina – SERT/SC, Associação dos Jornais do Interior -  ADJORI/SC,  Associação dos Diários do Interior -  ADI,  Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina -  SINDEJOR,  Sindicato das agências de propaganda de Santa Catarina – SINAPRO/SC e a Associação Brasileira de Agências de Propaganda - a ABAP.

Clique AQUI para ver a pesquisa.

Ouça, abaixo, a matéria da RNA sobre o assunto:

 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimos áudios