Ministros das Comunicações dos Brics terão fórum permanente

Objetivo da medida é discutir acordos e atrair investimentos no setor; primeira reunião deve ocorrer na Rússia, em outubro

14/07/2015

Os ministros das comunicações dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) farão encontros periódicos de maneira permanente para trocar experiências, discutir acordos de interesse mútuo e atrair investimentos.

brrrr

        A presidenta Dilma Rousseff e os governantes dos Brics participam da VII Cúpula do grupo, em Ufá, na Rússia

 

A decisão foi selada nesta quinta-feira (9), com a aprovação do Plano de Ação de Ufá, na Rússia, onde os presidentes dos países do bloco estão reunidos para a 7ª Cúpula dos Brics. A presidenta Dilma Rousseff participa do encontro.

"Essa medida é muito importante porque aprofunda nossa articulação no setor de comunicações, envolvendo tecnologia da informação, internet, infraestrutura e outras diversas áreas", explica Murilo Komniski, assessor internacional do Ministério das Comunicações.

O espaço de discussão também é fruto do trabalho de articulação do MiniCom com os Brics, sobretudo com Moscou. Em abril deste ano, o ministro Ricardo Berzoini recebeu em Brasília uma delegação chefiada pelo ministro das Comunicações da Rússia; dois meses depois, o secretário-executivo Luiz Azevedo se reuniu com empresários russos em São Petersburgo.

Leia mais

>>>Berzoini discute governança da internet e Brics com ministro russo

>>>Secretário se reúne com empresários russos

"Ela também é fundamental para fortalecer nossa capacidade de atrair investimentos, reforçando nossa política de diversificação de parceiros comerciais", acrescenta.

A primeira reunião dos ministros das comunicações dos Brics deve ocorrer na Rússia, em outubro. A periodicidade ainda será definida em conjunto pelos representantes de cada país.

Repórter: MiniCom

Últimas notícias