Presidente da ACAERT é recebido pelo novo Ministro das Comunicações, em Brasília.

Encontro capitaneado pela ABERT contou também com presidentes de outras associações.

26/02/2015

O presidente da Abert, Daniel Slaviero, liderou uma comitiva com representantes das associações estaduais de radiodifusão, entre eles, Rubens Olbrisch, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, que se reuniu com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, na manhã desta quarta-feira, 25, em Brasília.

O encontro que também contou com a presença da presidente do SERT/SC, Marise Westphal Hartke, e do presidente da Fenaert, Ary Florêncio Cauduro dos Santos, foi o primeiro entre as entidades representativas do setor e a nova gestão das Comunicações neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.  

O novo secretário-executivo do MiniCom, Luís Azevedo, que recentemente substituiu Genildo Lins no comando da Secretaria Executiva, também esteve na reunião. Luis Azevedo tem ligações com Santa Catarina (veja aqui) e deve ajudar o estado a tratar de assuntos relacionados ao setor junto ao Ministério das Comunicações.

Os radiodifusores apresentaram ao ministro as principais demandas do setor, em especial a migração do rádio AM e a desburocratização dos processos que tramitam no Ministério e na Anatel.

O presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da reunião. Segundo ele, o encontro foi positivo já que o ministro se mostrou disposto a manter um canal de diálogo com os representantes da radiodifusão.  

“Ouvimos do ministro uma disposição para enfrentar os problemas da radiodifusão construindo um diálogo com o setor, ele que está iniciando no cargo. Nesse sentindo, nos interessa muito uma definição com relação aos custos da migração das rádios AM para o FM”, resumiu Olbrisch.

MIGRAÇÃO DO AM

 Sobre a migração do rádio AM, Berzoini informou que o Tribunal de Contas da União deve aprovar nos próximos dias o preço a ser pago pelas adaptações das outorgas.

Para o presidente da ABAERT, Daniel Slaviero, a indefinição dos valores é o atual entrave no processo de migração das emissoras de rádio AM.

“O assunto mais urgente que nós colocamos foi a definição do preço para que as emissoras do AM possam migrar para o FM. Em novembro do 2013, ou seja, há mais de um ano a presidente Dilma Rousseff assinou um decreto permitindo essa migração. De lá até aqui foram feitos todos os estudos técnicos, mas a questão do preço ainda precisa de uma definição do TCU”, cobrou Slaviero.  

O valor a ser cobrado será a diferença entre os preços mínimos de outorga em FM e em AM, nos grupos de enquadramento referentes à respectiva localidade.

Ouça abaixo matéria da RNA:

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT com infos da ABERT

Últimos áudios