Câmara dos Deputados conclui relatório sobre rádio digital

A análise considerou os padrões DRM (europeu) e HD Radio (norte-americano), os únicos capazes de operar no mesmo canal de frequências das atuais estações AM e FM.

24/09/2013

A Subcomissão Especial de Rádio Digital protocolou nesta quinta-feira, 19, o relatório final sobre a avaliação das tecnologias digitais para o rádio brasileiro. A análise considerou os padrões DRM (europeu) e HD Radio (norte-americano), os únicos capazes de operar no mesmo canal de frequências das atuais estações AM e FM.

Vinculado à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, o colegiado tem como meta contribuir com a escolha da nova tecnologia de rádio.

Apesar de destacar mais avanços do sistema norte-americano em relação ao europeu, principalmente em FM, o documento não aponta uma tecnologia para o rádio brasileiro. “Não é aconselhável que as emissoras do Brasil fiquem adstritas a um único modelo de negócios ou uma só tecnologia”, diz o texto.

Por outro lado, o DRM, segundo o colegiado, possui “ligeira vantagem” na frequência de AM. “O Brasil deve permitir que as emissoras adotem os parâmetros que melhor atendam as suas características e aos ouvintes”, destaca o relatório assinado pelos deputados Manoel Júnior (PMDB-PB) e Sandro Alex (PPS-PR).

Segundo a subcomissão, o HD Radio tem maior experiência tanto na aplicação comercial quanto tecnológica de rádio digital. Nos Estados Unidos e no México, o sistema é comercializado principalmente no uso de receptores em automóveis. Além disso, “a pedido do colegiado”, a marca norte-americana evoluiu no desenvolvimento da tecnologia em telefones celulares.

Na fase de estudos, deputados e representantes do Ministério das Comunicações visitaram os Estados Unidos e a Alemanha entre outubro de 2011 e julho de 2012,  para conhecerem como os países lidam com as tecnologias. - See more at: http://www.abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/camara-dos-deputados-conclui-relatorio-sobre-radio-digital.html#sthash.LlRIlMDn.dpuf

Repórter: ABERT

Últimas notícias