PLANTÃO - Boletim Casan sobre o abastecimento de água (atualização às 17h45)

Adutora na capital já foi reparada, mas rodízio continua. Confira a situação nas áreas atingidas pela enchente.

25/11/2008

Na Grande Florianópolis, onde duas adutoras do Sistema Integrado romperam na sexta-feira, dia 21, as equipes da Superintendência Metropolitana concluíram o conserto emergencial da adutora de 800 milímetros nesta terça-feira, dia 25. Mesmo assim, continua o rodízio no fornecimento de água para a população atendida por aquele Sistema. Isto porque, na madrugada de segunda para terça, começam as primeiras cargas de água na tubulação recém consertada, trabalho que precisa ser feito com cuidado para evitar novos rompimentos causados com a pressão da água na adutora vazia.

Assim, São José, Biguaçú e a parte continental de Florianópolis ficam sem fornecimento de água das 20 horas desta terça-feira até às 8 horas da quarta, dia 26. Entre às 8 horas da manhã e às 20 horas de quarta, ficam sem água o município de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e o centro de Florianópolis. Assim será feito sucessivamente, até que o Sistema volte a trabalhar normalmente. A expectativa dos técnicos é de que, se não houver nenhum contratempo, na quinta-feira, dia 27, seja possível suspender o rodízio, com a volta do Sistema a normalidade.

A CASAN lembra que o abastecimento está sendo reforçado com a utilização também a captação do Rio Cubatão, embora em pequena escala, já que esse manancial apresenta um alto grau de turbidez sempre que há ocorrência de chuvas intensas como agora, o que reduz a vazão e compromete o tratamento da água bruta ali captada.

Entretanto, a turbidez e a cor da água distribuída não se devem à qualidade da água do Rio Cubatão, mas sim ao rodízio no fornecimento, que faz com que, cada vez que os registros de determinada região sejam reabertos, a pressão da água sobre a tubulação vazia ‘varra’ os resquícios de sulfato presos às paredes da rede. O produto não prejudica a saúde, mas causa a cor amarelada. A recomendação é de que as donas de casa não lavem roupa branca nesse período, mas a Empresa garante que estão sendo cumpridos os padrões de potabilidade exigidos pela legislação sanitária.

Também continua a recomendação da CASAN para que a população economize água até que a situação se normalize completamente. Lavação de automóveis e de calçadas deve ser evitadas, e flagrantes de desperdícios, denunciados, tudo para minimizar o problema. 

Ainda na Região da Grande Florianópolis, os consertos já foram concluídos nos Sistemas de Canelinha e Major Gercino que na noite desta terça-feira já devem ter seu fornecimento normalizado. O rompimento da rede em Botuverá também já foi consertado.

norte e vale do itajaí

Barra Velha e São José do Itaperiú, atendidos pelo mesmo Sistema que estava paralisado devido ao alagamento da Estação de Tratamento, já estão com o abastecimento normalizado, com exceção de alguns pontos da rede que apresentaram vazamentos.

Em Penha e Piçarras, também atendidos em conjunto e vítimas de alagamento dos equipamentos, o Sistema voltou a operar com 60% de sua capacidade de produção a partir da zero hora desta terça-feira. A previsão é de que em 24 horas a situação esteja completamente normalizada.

Para resolver rapidamente o problema em Garuva, cuja captação de água está completamente assoreada, foi viabilizada uma captação alternativa, que já possibilitou a normalização do abastecimento no município.

Luiz Alves está sem abastecimento por falta de energia elétrica. A previsão da Celesc é que a energia retorne às 18 horas desta terça-feira. Se confirmada, vai possibilitar a volta ao funcionamento dos equipamentos da Estação de Tratamento com normalização gradativa do abastecimento.

Rio dos Cedros, Indaial, Ascurra, Rodeio, Apiúna, Corupá e Massaranduba também ficaram com o abastecimento comprometido por falta de energia elétrica, mas em todos eles a situação já foi normalizada.

Em Benedito Novo, a captação ficou obstruída por entulhos e o difícil acesso dificultou a limpeza, mas nesta terça-feira apenas um bairro ainda apresentava problemas de abastecimento, devido a um deslizamento que rompeu uma adutora. Em Alto Benedito, devido a alta turbidez da água bruta o Sistema está operando com 50% da capacidade. Ibirama registrou um rompimento de adutora, mas o problema já foi solucionado.

A CASAN ainda disponibilizou água para carros-pipas enviados pelos municípios de Navegantes e Blumenau, embora a Empresa não seja concessionária dos serviços naquelas localidades. A Empresa se colocou à disposição de outros municípios fora do sistema CASAN para prestar ajuda, desde que eles disponibilizem o caminhão para o transporte da água.

Fonte: Casan

Últimas notícias