Presidente da ACAERT defende a valorização da Radiodifusão

Confira a íntegra do discurso da presidente da ACAERT, Marise Westphal Hartke, na abertura do Congresso

14/08/2008

SENHORAS E SENHORES. FOI NUM CONGRESSO COMO ESTE, QUE NO FINAL DE 1980, EM LAGES, A ACAERT FOI OFICIALMENTE CRIADA. NAQUELA OCASIÃO, ERA ELEITA A PRIMEIRA DIRETORIA DA ENTIDADE, TENDO COMO PRESIDENTE O RADIODIFUSOR ROBERTO AMARAL. ROBERTO FOI ANTECEDIDO POR EUCLIDES SIMÕES DE ALMEIDA QUE PRESIDIU A COMISSÃO DE FUNDAÇÃO DA ACAERT
DOZE CONGRESSOS DEPOIS, ESTAMOS HOJE, NESTA NOITE, SENDO PARTICIPANTES DA ABERTURA DO DÉCIMO TERCEIRO CONGRESSO CATARINENSE DE RÁDIO E TELEVISÃO.

SÃO 28 ANOS DE ATUAÇÃO DE NOSSA ENTIDADE.  A ACAERT MANTÉM ACESO O PRINCÍPIO BÁSICO DE SEU TRABALHO: A VALORIZAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DE SANTA CATARINA.

BUSCAMOS ESTE NOBRE OBJETIVO ATRAVÉS DO COMPROMISSO COM OS RADIODIFUSORES, DO RECONHECIMENTO DO TALENTO DE NOSSOS COLABORADORES. E, ACIMA DE TUDO, RESPONSABILIDADE COM O CIDADÃO CATARINENSE.

A RADIODIFUSÃO CIDADÃ ESTÁ PRESENTE NA VIDA DA COMUNIDADE DESDE O SURGIMENTO DA PRIMEIRA EMISSORA, A RÁDIO CLUBE, EM BLUMENAU.

MUITAS DAS RODOVIAS, ESCOLAS, HOSPITAIS TIVERAM A MOBILIZAÇÃO DECISIVA DE NOSSAS EMISSORAS. A INTEGRAÇÃO DO ESTADO, A PRESERVAÇÃO DA CULTURA DO POVO BARRIGA VERDE. UM CONVÍVIO DIÁRIO, SOLIDÁRIO E COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS.

NOS MOMENTOS DE SOLIDÃO, DAS TRAGÉDIAS, DAS ALEGRIAS.
E QUANDO AS LIDERANÇAS DO SEGMENTO DECIDIRAM CRIAR A ACAERT, SABIAM PERFEITAMENTE A IMPORTÂNCIA QUE A ENTIDADE TERIA PARA A SOCIEDADE. FORAM CORAJOSOS. NA ÉPOCA, NÃO SE SABIA, AO MENOS, O NÚMERO EXATO DE EMISSORAS NO ESTADO.

E FORAM GRAÇAS AO ESPÍRITO ASSOCIATIVISTA, AO DESPREENDIMENTO DAS LIMITAÇÕES INDIVIDUAIS, A PRIORIZAÇÃO DO TRABALHO COLETIVO E ÉTICO, QUE A ACAERT SE TORNOU UMA ENTIDADE RESPEITADA E COM CREDIBILIDADE.

TODOS OS DIRETORES, PRESIDENTES, COLABORADORES E PARCEIROS QUE ATUARAM E CONTINUAM ATUANDO NA ACAERT SOUBERAM PAVIMENTAR UM CAMINHO SEGURO E SÓLIDO. NÃO PODEMOS ESQUECER O LEGADO DE CADA LIDERANÇA, SEM EXCEÇÃO, QUE POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DA MARCA ACAERT.

AO MESMO TEMPO QUE RECONHECEMOS O TRABALHO REALIZADO ATÉ AGORA, TEMOS TAMBÉM A EXATA DIMENSÃO DOS NOSSOS DESAFIOS ATUAIS E DE NOSSAS RESPONSABILIDADES.

AINDA MAIS NUM MOMENTO HISTÓRICO EM QUE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS CATALISAM AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO PAÍS E DO MUNDO.

NÃO PODEMOS SER OMISSOS COM AS MUDANÇAS E NEM TÃO POUCO COM AS AMEAÇAS AO NOSSO SEGMENTO.

AFINAL, AINDA CONVIVEMOS COM VÁRIOS PROBLEMAS, COMO A ATUAÇÃO CRIMINOSA DAS RÁDIOS CLANDESTINAS, POR EXEMPLO.
POR MAIS INCRÍVEL QUE POSSA PARECER, PARTE DA SOCIEDADE AINDA NÃO SE DEU CONTA DA LUTA ÁRDUA PELA SOBREVIVÊNCIA DE NOSSAS EMISSORAS.

O NOSSO NEGÓCIO É TÃO OU MAIS DIFÍCIL QUE MUITOS OUTROS.
RESTRIÇÃO DE VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA, INCERTEZAS DA ERA DIGITAL, COM O FENÔMENO DAS CONVERGÊNCIAS TECNOLÓGICAS, FALTA DE RECONHECIMENTO DE NOSSA ATUAÇÃO COMUNITÁRIA.
SÃO MOTIVOS QUE NOS PREOCUPAM E QUE, TEMOS A CERTEZA,
TIRAM O SONO DE MUITO RADIODIFUSOR.

MAS NÃO QUERO TRANSFORMAR MEU PRONUNCIAMENTO EM LAMÚRIAS. FIZ QUESTÃO, APENAS, DE RESSALTAR ALGUNS PONTOS QUE ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS.

ENTENDEMOS QUE NÃO HÁ OUTRO CAMINHO SE NÃO O TRABALHO DURO E ÁRDUO. FELIZMENTE, A ACAERT NÃO ATUA SOZINHA.
TEM PARCEIRAS COMO A ABERT E AS ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DE RADIODIFUSÃO. EM SANTA CATARINA, CONTA COM AS ENTIDADES DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO E PROPAGANDA, COMO A ADJORI, ADI, ACI, SINAPRO, ACP, ABAP, SERT.

SABEMOS QUE PODEMOS CONTAR COM O RECONHECIMENTO DA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO, QUE QUEBROU TABUS E ESTABELECEU NOVOS PARADIGMAS.NOSSO RECONHECIMENTO AO SECRETÁRIO DERLY DE ANUNCIAÇÃO QUE IMPLANTOU ESTA POLÍTICA COM ORIENTAÇÃO DO GOVERNADOR LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA. ESTA MESMA POLÍTICA QUE É APLICADA PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. A DEMOCRATIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DAS VERBAS DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO JÁ ESTÁ FAZENDO ESCOLA POIS O CENÁRIO COMEÇA A MUDAR,TAMBÉM, NA ESFERA DO GOVERNO FEDERAL, COM INVESTIMENTOS NA MÍDIA REGIONAL.

E O QUE É A MÍDIA REGIONAL? É TUDO QUE FAZEMOS NO NOSSO DIA-A-DIA. É A COMUNICAÇÃO BENEFICIANDO DE PERTO A COMUNIDADE. ESSA RELAÇÃO TEM QUE SER PRESERVADA E RECONHECIDA.

DAÍ A IMPORTÂNCIA DE DUAS FRENTES PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL, PRESIDIDAS POR DOIS CATARINENSES:
A FRENTE PARLAMENTAR DA RADIODIFUSÃO, QUE TEM COMO PRESIDENTE O DEPUTADO FEDERAL PAULO BORNHAUSEN.

E A FRENTE PELA VALORIZAÇÃO DA MÍDIA REGIONAL, COM A PRESIDÊNCIA DO DEPUTADO FEDERAL CLAUDIO VIGNATTI.
O TRABALHO PARCEIRO DO GOVERNO, DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, DA FIESC, DO SEBRAE NOS DÁ FORÇAS PARA PROSSEGUIR A NOSSA CAMINHADA.

AFINAL, AS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO SÃO RESPONSÁVEIS PELO INVESTIMENTO DE R$ 451 MILHÕES DE REAIS NO MERCADO PUBLICTÁRIO CATARINENSE. JUNTAS, GERAM QUASE 4 MIL EMPREGOS NO ESTADO.

TENHAM A CERTEZA, SENHORAS E SENHORES, QUE RADIODIFUSÃO NÃO É PERFUMARIA. É INGREDIENTE BÁSICO NA VIDA DAS PESSOAS.
POR ISSO, NÃO ENTENDEMOS O ESFORÇO DE MUITOS EM PREJUDICAR O INVESTIMENTO EM MÍDIA QUE FOMENTA A INDÚSTRIA DE COMUNICAÇÃO.

E AQUI USO UMA FRASE DO RICARDO NABHAN, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA:
?COM A PROPAGANDA, A INFORMAÇÃO CIRCULA, A ECONOMIA ANDA, A IMPRENSA FUNCIONA, A INDÚSTRIA NÃO PÁRA, OS PRODUTOS GIRAM, O COMÉRCIO TRABALHA E O PAÍS AVANÇA.?

E AS PALAVRAS DO JORNALISTA EUGÊNIO BUCCI EM SEU LIVRO EM BRASÍLIA 19 HORAS:
?SE O JORNALISMO CUMPRE FUNÇÕES PROPAGANDÍSTICAS, A PUBLICIDADE TAMBÉM CUMPRE FUNÇÕES INFORMATIVAS. MUITO DO CONTEÚDO INFORMATIVO A QUE O PÚBLICO TEM ACESSO CHEGA ATÉ ELE POR MEIO DA PUBLICIDADE, MUITOS DOS BRASILEIROS DE MEIA-IDADE FORAM INFORMADOS DE QUE EXISTE TRATAMENTO PARA IMPOTÊNCIA SEXUAL ENQUANTO VIAM UM COMERCIAL OU MESMO UMA NOVELA DE TV. PODE-SE IR MAIS LONGE NESSA ANÁLISE, POR AGORA BASTA QUE SE REGISTRE: PUBLICIDADE E JORNALISMO SE MESCLAM NUMA EVOLUÇÃO EXPONENCIAL.?

QUERO ENCERRAR PARABENIZANDO OS NOSSOS ILUSTRES HOMENAGEADOS QUE RECEBERÃO DAQUI A POUCO, A COMENDA ACAERT, QUE É A MAIOR HONRARIA DA RADIODIFUSÃO CATARINENSE.
SÃO EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS POR TODOS NÓS.  O TRABALHO DE VOCÊS DEVE SER RECONHECIDO E ADMIRADO. SABEMOS QUE MUITOS OUTROS TAMBÉM MERECEM ESSA DISTINÇÃO. MAS TEMOS A CERTEZA QUE OS SEIS NOVOS COMENDADORES REPRESENTAM A QUALIDADE E O TALENTO DOS QUE FAZEM, COM PAIXÃO, A HISTÓRIA DO NOSSO SEGMENTO.

QUEREMOS AGRADECER TAMBÉM O GOVERNO DO ESTADO E A CELESC, PELA RENOVAÇÃO DO CONVÊNIO DA ENERGIA ELÉTRICA. UM VERDADEIRO RECONHECIMENTO DO VALOR DAS EMISSORAS DE RÁDIO E DO DIREITO DOS CONSUMIDORES DE RECEBEREM AS INFORMAÇÕES DA CELESC DE FORMA GRATUITA E MAIS RÁPIDA POSSÍVEL.
AGRADECEMOS AS PRESENÇAS DAS AUTORIDADES AQUI PRESENTES. DOS COLEGAS, PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS E DA ABERT.

OS NOSSOS PARCEIROS DA INDÚSTRIA DA COMUNICAÇÃO. OS EX-PRESIDENTES, COMENDADORES, CONSELHEIROS, ASSOCIADOS, DIRETORES E COLABORADORES DA ACAERT. AOS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA QUE COBREM O EVENTO.

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AO RUBENS OLBRISCH, O RUBÃO, NOSSO VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO, QUE PRESIDE ESTE CONGRESSO. EM SEU NOME, AGRADECEMOS A TODOS QUE TORNARAM ESTE EVENTO POSSÍVEL.

ENFIM, ESTAMOS HONRADOS COM A PRESENÇA DE TODOS NESTA NOITE.

ESPERAMOS QUE VOCÊS APROVEITEM A PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO, QUE TEVE A PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL DE NOSSAS EMISSORAS ASSOCIADAS, EM ESPECIAL AS DE TV QUE SE EMPENHARAM EM VIABILIZAR A PARTICIPAÇÃO DE TANTOS PROFISSIONAIS CONCEITUADOS NO EVENTO.

A RADIODIFUSÃO DE SANTA CATARINA ESTÁ EM FESTA. UM SEGMENTO COM PODER DE INFORMAR, FORMAR, EDUCAR, ENTRETER E MOBILIZAR.

RENOVAMOS, POIS, O NOSSO COMPROMISSO CIDADÃO COM A SOCIEDADE. TEMOS A CERTEZA QUE CADA RADIODIFUSOR SE ORGULHA DE SUA MISSÃO.
OBRIGADA. E BOA NOITE.

Últimas notícias