FWA é atualmente a tecnologia de acesso à banda larga com a maior taxa de crescimento
22/10/2025O número de assinaturas de banda larga fixa sem fio (FWA) via redes 5G deve crescer de 71 milhões em 2024 para 150 milhões em 2030 em todo o mundo. A projeção foi realizada pela consultoria Omdia. De acordo com a firma, esse número deve representar 88% do total de conexões à Internet fixa via redes móveis, deixando para trás o FWA 4G.
A pesquisa identificou que o FWA é atualmente a tecnologia de acesso à banda larga com a maior taxa de crescimento no globo. Segundo a Omdia, esse impulso tem sido liderado pelos mercados dos Estados Unidos e da Índia.
Além disso, a expectativa é que as assinaturas de FWA 5G registrem uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23%, e que a receita total dos serviços atinja US$ 46 bilhões até 2030, "à medida que ofertas premium ganham conquistam uma fatia maior do mercado", disse a firma.
Mercados
A tecnologia FWA 5G ainda avança devagar no Brasil. Mas em outros mercados no mundo, a solução segue crescendo de forma mais consistente.
"A Índia deve se tornar o maior mercado de 5G FWA até 2030, atingindo 37 milhões de assinaturas", apontou a consultoria. Isso representaria 40% da participação global. A razão para isso seria a "implementação agressiva" da operadora Reliance Jio — apoiada por IA e tecnologias de gêmeos digitais.
Os Estados Unidos também devem exibir números expressivos: 20 milhões de assinantes até 2030. "Espera-se que Nigéria, Itália e Japão se juntem à Índia e aos Estados Unidos como os cinco principais mercados de 5G FWA até 2030", afirmou a consultoria.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Já na Ásia Central e Meridional, bem como na África e na América Latina, a avaliação da Omdia é de que essas regiões estão emergindo agora nesse mercado. O movimento teria relação com a queda dos preços dos roteadores FWA (chamados de CPE) e com "estratégias inovadoras de agrupamento".
No futuro, também espera-se que operadoras de todo o mundo incrementem estratégias na área. "As operadoras de nível 1 devem evoluir além dos modelos de implantação legados e adotar segmentação, agrupamento e personalização orientada por IA para monetizar o 5G FWA de forma eficaz", disse a analista-chefe da Omdia, Nicole McCormick.
5G passando 4G
A empresa de pesquisa também prevê que o FWA via redes de quinta geração móvel deve ultrapassar o FWA 4G até 2027. Há, inclusive, a expectativa de que a tecnologia supere as conexões que usam cabos de telefone tradicionais (DSL).
Caso isso se confirme, a solução se tornaria a terceira principal forma de acesso à Internet fixa no mundo. Já depois de 2030, o 5G FWA deve se consolidar como a segunda tecnologia de banda larga mais usada globalmente, segundo a Omdia.
Repórter: TeleTime