Podcasts e rádio empatam pela primeira vez em tempo de consumo no EUA

Avanço foi maior entre os jovens adultos de 18 a 29 anos

06/10/2025


Com poucas pesquisas no Brasil, é útil olhar para o mercado americano que, por analogia, pode trazer alguns insights sobre a evolução dos hábitos de consumo de conteúdo de áudio.

Uma das pesquisas de referência nessa área é a Share of Ear, da Edison Research, que desde 2014 acompanha trimestralmente como os americanos a partir de 13 anos distribuem seu tempo diário dedicado ao consumo de áudio.

O estudo cobre diferentes formatos e os podcasts estão dentre eles. E, neste segmento, a análise da série histórica de 11 anos da pesquisa revela que os podcasts conquistaram um espaço significativo, tornando-se parte essencial da rotina de escuta diária dos americanos.

Embora a escuta de podcasts tenha crescido em todas as faixas etárias, o avanço foi especialmente acentuado entre os jovens adultos de 18 a 29 anos. Em contrapartida, a redução do tempo dedicado ao rádio AM/FM nessa mesma faixa sugere um movimento de migração desse público para o consumo on demand proporcionado pelos podcasts.

Os dados mostram que, em 2014, os jovens adultos desta faixa etária dedicavam ao rádio AM/FM um tempo de escuta sete vezes maior do que ao consumo de podcasts. Porém, na edição mais recente da pesquisa, referente ao segundo trimestre deste ano, o consumo de podcasts igualou-se ao do rádio AM/FM pela primeira vez, com ambos representando 14% do tempo diário de audição.


Vale notar que, embora o tempo de consumo dos dois formatos esteja empatado, o alcance diário do rádio AM/FM entre os jovens de 18 a 29 anos ainda é um pouco maior do que o alcançado pelos podcasts.

Além disto, observa-se também que, quando se trata de tempo gasto ouvindo áudio nesse grupo etário, tanto os serviços de streaming de música quanto o YouTube (para música e videoclipes) superam o rádio AM/FM e os podcasts. Entretanto, considerando as opções de áudio com suporte de anúncios, estes dois formatos estão na liderança.

Repórter: ZYDigital

Áudio digital
Últimas notícias