IBC2025 detalha projetos do Accelerator Media Innovation Programme com foco em IA, streaming e sustentabilidade

Evento em Amsterdã apresentará oito provas de conceito e um incubador, reunindo grandes nomes da mídia e tecnologia em torno de soluções práticas para desafios da indústria

05/09/2025


O IBC2025, que será realizado entre os dias 12 e 15 de setembro no RAI Amsterdam, revelou na última quinta-feira (4) novos detalhes sobre os projetos que compõem o Accelerator Media Innovation Programme. Serão oito provas de conceito (POCs) e um projeto incubador apresentados no espaço Accelerator Zone, localizado no Hall 14, dentro da área de Future Tech. A iniciativa reúne grandes players da mídia e da tecnologia em torno de temas como inteligência artificial, proveniência de conteúdo, low-latency streaming, produção em nuvem, redes privadas 5G e sustentabilidade. O tudoradio.com cobre o IBC2025 direto da Holanda, com os apoios de AMIRT, ASSERPE, BeAudio, BrasilStream e RadioData.

Segundo Mark Smith, fundador e líder do Accelerator Programme e presidente do conselho do IBC, os projetos buscam responder a desafios urgentes da indústria: “Eles vão desde a produção com suporte de IA e a construção de confiança no conteúdo até a sustentabilidade e novas formas de conectividade, mostrando resultados práticos e aplicáveis”.

Entre as iniciativas confirmadas estão: um framework para uso de IA generativa em emissoras; assistentes de produção baseados em agentes de IA; streaming com latência inferior a 2 segundos; ferramentas abertas para certificação de conteúdo (C2PA); expansão de redes privadas 5G para transmissões ao vivo com drones e aeronaves leves; sistemas de controle mestre na nuvem; modelos digitais para medir consumo de energia em fluxos de streaming; novas formas de intercâmbio de mídia ao vivo entre redes de dados; e um projeto incubador com foco em destaques esportivos em tempo real impulsionados por IA.

Entre os Champions que participam do programa estão Globo, BBC, ITN, RTÉ, ITV, EBU, RAI, Verizon Business, Yle, Channel 4, France Télévisions, Associated Press (AP), VRT, SVT e WDR, entre outros. Entre os parceiros tecnológicos envolvidos estão empresas como Google Cloud, EVS, Ateme, Sony, Zixi, Shure, AMD-HP e Accedo.

Jon Roberts, CTO da ITN, ressaltou que a colaboração é um diferencial do programa: “Com o projeto de IA baseada em agentes, por exemplo, buscamos moldar uma visão compartilhada para lidar com os principais desafios da indústria”. E Richard Waghorn, CTO da RTÉ, destacou a relevância da troca de experiências: “Do C2PA ao low-latency streaming e ao controle mestre na nuvem, são temas de grande importância. O programa tem sido uma oportunidade valiosa para desenvolver talentos e testar ideias”.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

De acordo com a comunicação do IBC, o Google Cloud é o patrocinador principal do Accelerator Programme em 2025, enquanto AMD-HP e Shure aparecem como patrocinadores associados.

Projetos que serão apresentados na Future Tech / Accelerator Zone no IBC2025:

-> Estrutura para IA generativa: integra ferramentas de IA generativa em um framework para emissoras, equilibrando criatividade, ética e automação.

-> Assistentes de IA para produção ao vivo: uso de agentes e diretor assistente virtual com voz e linguagem natural para agilizar decisões em controle de produção.

-> Streaming de latência ultrabaixa: transmissão em menos de 2 segundos para grandes públicos, com arquitetura aberta e escalável.

-> Procedência de conteúdo (C2PA): ferramentas de código aberto que garantem a autenticidade e origem de materiais publicados.

-> 5G privado em movimento: drones e aeronaves leves ampliam redes privadas 5G para transmissões ao vivo em locais remotos.

-> Master Control Cloud: solução nativa em nuvem para roteamento, monitoramento e intercomunicação, mais flexível e escalável.

-> Ecoflow II: gêmeo digital de fluxos de streaming que mede e reduz o consumo energético, fortalecendo práticas sustentáveis.

-> Live Media Exchange (LMX): novo método de troca de áudio e vídeo ao vivo entre redes de data center, mais eficiente e com menos dependência de fornecedores.

-> Incubadora – Mudando o Jogo Novamente: destaques esportivos em tempo real com IA, câmeras dinâmicas e interatividade para maior engajamento de fãs.

Repórter: TudoRádio

EVENTO
Últimas notícias