Pesquisa da Cetic.br revela que utilização da tecnologia se concentra em grandes empresas e no setor de informação e comunicação
14/05/2025O uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) entre empresas brasileiras permanece estagnado e concentrado em nichos específicos, de acordo com a 16ª edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Segundo o levantamento, 13% das empresas com mais de 10 funcionários afirmaram ter utilizado aplicações de IA em 2024 — a mesma proporção registrada no ano anterior.
A pesquisa mostra que o uso da tecnologia continua concentrado nas grandes empresas e no setor de informação e comunicação, cenário que se mantém praticamente inalterado desde 2021. O setor de serviços também apresenta algum destaque, enquanto segmentos como construção, comércio e transporte seguem com baixíssima adesão.
Entre as empresas que declararam ter utilizado IA, a maioria (76%) afirmou ter adquirido softwares ou sistemas prontos para uso. Apenas 20% desenvolveram internamente suas próprias soluções e 26% utilizaram sistemas abertos, que foram modificados por funcionários da empresa. A contratação de fornecedores externos para customização foi a alternativa de 56% das empresas.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Esse padrão revela um ecossistema ainda incipiente, com baixa capacidade de internalização tecnológica. “O desenvolvimento próprio por parte das empresas ainda ocorre de forma limitada no mercado brasileiro”, aponta o relatório.
Baixa articulação com universidades e setor público
A pesquisa também identificou pouca interação entre empresas e instituições públicas ou acadêmicas. Apenas 10% das empresas que usaram IA estabeleceram parcerias com universidades ou centros de pesquisa. Parcerias com órgãos do governo foram ainda mais raras, atingindo apenas 6%. A colaboração com fundações ou associações sem fins lucrativos foi citada por 8% das empresas.
Além disso, 50% das empresas que utilizam IA afirmaram ter comprado os sistemas de outras empresas, evidenciando um mercado dependente da importação de soluções e com pouca produção local.
Estimativas e metodologia
O total estimado de empresas que usaram aplicações de IA no Brasil é de 65.529, segundo o estudo, que entrevistou 4.453 empresas entre março e novembro de 2024. A coleta foi realizada por telefone e os dados estão disponíveis no site www.cetic.br.
Repórter: Tele.Síntese