Anatel celebra parceria com Universidade Federal de Santa Catarina

Parceria irá desenvolver estudos e prospecção de técnicas para aperfeiçoamento de metodologia de precificação do espectro de radiofrequências

04/12/2023


 
A Anatel, por meio do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), celebrou parceria, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para realização de estudos e pesquisas sobre o modelo de precificação do espectro eletromagnético.

De acordo com o conselheiro diretor Alexandre Freire e presidente do Conselho Superior do Ceadi, a parceria tem por objetivo aperfeiçoar a modelagem já utilizada e desenvolver novos conceitos que possam ser incorporados aos processos da Anatel. “É uma oportunidade para estabelecer colaboração entre a Anatel e a Universidade Federal de Santa Catarina, na qual os respectivos corpos técnicos poderão interagir e desenvolver soluções inovadoras para evoluir os modelos de precificação em função das necessidades da Agência”, mencionou.

 Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Ressaltou que o projeto se relaciona diretamente com os Objetivos 16 e 17 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, uma vez que tem por objetivo construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e fortalece capacidade institucional da Agência para o desenvolvimento sustentável.

O projeto, que terá a duração de 30 (trinta) meses, prevê a realização de workshops para divulgação interna e externa do resultado da pesquisa. Dentro os produtos previstos, inclui a revisão bibliográfica, o levantamento de boas práticas internacionais, a avaliação da metodologia e das ferramentas atualmente utilizadas pela Anatel, com diagnóstico e identificação de pontos de melhoria, o estudo e aprimoramento da metodologia o e desenvolvimento de boas práticas e recomendações de precificação de espectro para tecnologias futuras, como o 6G.

Repórter: Anatel

Últimas notícias