Necessidade de ampliar oferta de serviços e receita nos veículos é visto como oportunidade ou ameaça ao rádio
06/06/2023Haverá muito menos carros vendidos nos próximos 25 anos, alerta Richard Windsor, fundador da Radio Free Mobile. "Não haverá uma única fabricante original de equipamentos (OEM) que poderia sobreviver a isso", disse ele em entrevista à empresa HERE360. Segundo ele, a única resposta é encontrar uma nova fonte de receita - e a melhor oportunidade é ser o principal fornecedor dos serviços digitais que estão chegando aos carros.
Porém, o progresso em direção a isso tem sido lento. Windsor acredita que a indústria estará em um ponto intermediário até 2026, onde o software será separado do hardware, mas ainda não estará totalmente integrado. Enquanto isso, empresas de tecnologia como Google e Apple podem se adiantar antes que as montadoras tenham a chance de aproveitar essa oportunidade para si mesmas. Anúncios recentes, como o feito pela Apple, em que o CarPlay amplia a integração ao veículo (e mantém o rádio FM disponível), seguem nessa direção e suscitam discussões no setor.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Na entrevista publicada pela HERE360, Windsor afirmou que as montadoras têm algumas vantagens. Os sistemas integrados podem oferecer uma experiência melhor para os consumidores do que usar seus smartphones. E há uma série de oportunidades para lucrar com serviços digitais. Eles incluem serviços relacionados ao transporte, como serviços de estacionamento inteligentes.
A publicidade digital, direcionada ao consumidor, é outro serviço. E isso também abre um leque de possibilidades ou competição para as emissoras de rádio, de acordo com análises feitas em fóruns acompanhados pelo tudoradio.com. Existem vários testes e até práticas de uso de emissoras de rádio para direcionamento inteligente de publicidade em veículos conectados, seja nos EUA ou na Europa, conforme já repercutido pela redação do portal.
No entanto, tudo isso depende das montadoras acertarem a tecnologia neste momento crucial, segundo a reportagem da HERE360. "A coisa mais urgente que eles precisam fazer é descobrir uma maneira de criar uma experiência de usuário que seja envolvente, divertida de usar, fácil de configurar, consistente de um veículo para outro e que permita a terceiros desenvolverem aplicativos", disse Windsor. "Corrija isso e você estará no caminho para a recuperação.", finaliza.
Repórter: TudoRádio