Carros Conectados: A corrida das montadoras contra a padronização da Apple e Google. Rádio observa com atenção

Necessidade de ampliar oferta de serviços e receita nos veículos é visto como oportunidade ou ameaça ao rádio

06/06/2023


 

Existe uma tendência de queda no volume de vendas de automóveis para as próximas décadas. Essa situação interessa diretamente ao rádio, seja no Brasil, onde a composição da audiência nesses ambientes é menor do que a residencial, mas é significativa, principalmente nos grandes centros, ou em mercados como os EUA, onde a dependência do rádio em relação ao carro é gritante. Com menos vendas de veículos no horizonte, as montadoras vão precisar focar em serviços. E isso envolve a experiência multimídia dos motoristas e passageiros, além de um embate com as bigtechs. Acompanhe:

 Cada vez menos interessa às montadoras a padronização de sistemas conectados, como aqueles oferecidos pela Apple e pelo Google, através do CarPlay ou do AndroidAuto. Isso não proporciona uma experiência distinta entre as marcas. Diante desse cenário, as montadoras correm para criar seus próprios sistemas conectados, com suas características únicas, e o rádio precisa estar atento a isso, para continuar sendo integrado da melhor maneira possível.

 No entanto, por enquanto, a população em geral aprecia a experiência proporcionada pelos smartphones nesses ambientes e, até o momento, não desejam abrir mão dessa opção. Painéis da NAB Show 2023 voltados para a área de rádio destacaram essa situação, repercutida também pelo tudoradio.com por meio de sua cobertura do congresso e participação na Retrospectiva NAB Show 2023 realizada pela AESP, no mês passado, em São Paulo.

Haverá muito menos carros vendidos nos próximos 25 anos, alerta Richard Windsor, fundador da Radio Free Mobile. "Não haverá uma única fabricante original de equipamentos (OEM) que poderia sobreviver a isso", disse ele em entrevista à empresa HERE360. Segundo ele, a única resposta é encontrar uma nova fonte de receita - e a melhor oportunidade é ser o principal fornecedor dos serviços digitais que estão chegando aos carros.

 Na mesma linha do que foi discutido durante o NAB Show 2023, Windsor argumenta que atualmente ninguém quer interagir digitalmente com seu veículo, preferindo usar o smartphone. Ele destaca que há uma grande discussão na indústria sobre o veículo definido por software. Diferentemente dos veículos definidos por hardware, o software em um veículo definido por software é armazenado em um repositório central, o que significa que pode ser atualizado e integrado a outras coisas, criando o potencial para novos serviços.

Porém, o progresso em direção a isso tem sido lento. Windsor acredita que a indústria estará em um ponto intermediário até 2026, onde o software será separado do hardware, mas ainda não estará totalmente integrado. Enquanto isso, empresas de tecnologia como Google e Apple podem se adiantar antes que as montadoras tenham a chance de aproveitar essa oportunidade para si mesmas. Anúncios recentes, como o feito pela Apple, em que o CarPlay amplia a integração ao veículo (e mantém o rádio FM disponível), seguem nessa direção e suscitam discussões no setor.

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Na entrevista publicada pela HERE360, Windsor afirmou que as montadoras têm algumas vantagens. Os sistemas integrados podem oferecer uma experiência melhor para os consumidores do que usar seus smartphones. E há uma série de oportunidades para lucrar com serviços digitais. Eles incluem serviços relacionados ao transporte, como serviços de estacionamento inteligentes.

A publicidade digital, direcionada ao consumidor, é outro serviço. E isso também abre um leque de possibilidades ou competição para as emissoras de rádio, de acordo com análises feitas em fóruns acompanhados pelo tudoradio.com. Existem vários testes e até práticas de uso de emissoras de rádio para direcionamento inteligente de publicidade em veículos conectados, seja nos EUA ou na Europa, conforme já repercutido pela redação do portal.

No entanto, tudo isso depende das montadoras acertarem a tecnologia neste momento crucial, segundo a reportagem da HERE360. "A coisa mais urgente que eles precisam fazer é descobrir uma maneira de criar uma experiência de usuário que seja envolvente, divertida de usar, fácil de configurar, consistente de um veículo para outro e que permita a terceiros desenvolverem aplicativos", disse Windsor. "Corrija isso e você estará no caminho para a recuperação.", finaliza.

Repórter: TudoRádio

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