MCom autoriza o 5G em 459 municípios de 23 estados
1.423 municípios já concluíram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz
25/05/2023
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (24), o Grupo de
Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência
na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) concedeu autorização para a instalação
da infraestrutura do 5G em mais 459 municípios de 23 estados do Brasil. Com
essa decisão, um total de 1.423 municípios já concluíram a limpeza da Faixa de
3,5 GHz e estão aptos a implementar o serviço. O setor de rádio tem total
interesse na nova tecnologia e, por vários motivos, acompanha a sua
implantação.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a
importância desse processo de liberação da faixa e a implementação da
tecnologia em todo o país. Ele mencionou a existência de um cronograma a ser
cumprido, mas expressou o desejo de trabalhar em conjunto com as operadoras
para antecipar as entregas, levando assim um serviço de qualidade mais cedo
para toda a sociedade brasileira.
Essa decisão do Gaispi permite que as operadoras solicitem a
implantação da infraestrutura de redes móveis de quinta geração nessas
localidades. Estima-se que, até o final deste semestre, aproximadamente 1.600
cidades tenham sido liberadas para receber a infraestrutura do 5G.
Entre os estados beneficiados, São Paulo lidera com a maior
quantidade de liberações, contando com 109 municípios. Em seguida, encontram-se
Rio Grande do Sul (71), Santa Catarina (55) e Paraná (43). A lista continua com
Minas Gerais (35), Paraíba (19), Alagoas (18), Ceará (16), Espírito Santo (14),
Mato Grosso do Sul (14), Tocantins (14), Rio de Janeiro (10), Rio Grande do
Norte (9), Maranhão (7), Pará (6), Bahia (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3),
Amapá (2), Goiás (2), Pernambuco (2), Piauí (2) e Roraima (1).
Vale ressaltar que as autorizações ocorrem somente após a
conclusão da migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por
meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do
Leilão do 5G também assegurou que as operadoras vencedoras invistam na
distribuição de kits de recepção para os cadastrados no CadÚnico, que é a lista
de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
No entanto, é importante frisar que a liberação da faixa não
implica na instalação imediata das redes do 5G nessas localidades, uma vez que,
de acordo com o edital, os compromissos estão programados para entrar em vigor
a partir de 2025. Portanto, a instalação antecipada das estações do 5G nessas
cidades dependerá do planejamento e do interesse de cada prestadora de
serviços.
5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos
do país
O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0",
revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em
todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital
através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de
conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como
smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.
Para se ter uma ideia do crescimento da audição digital de
rádio, segundo o último Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, o consumo de
estações on-line já atinge 7,4 milhões de pessoas em 13 regiões brasileiras,
com um acréscimo de 85% neste volume de consumo entre 2019 e 2022. Em resumo, o interesse nas iniciativas digitais do rádio já
cresce de maneira expressiva, mesmo antes da chegada do 5G, que pode
potencializar ainda mais essas novas maneiras de consumo do meio.
Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios
operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como
o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o
fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos
fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos
pelas estações).
Com o avanço do já citado mercado programático, há a
expectativa de uma maior participação do rádio no investimento em publicidade
digital, conforme a escala de consumo de plataformas on-line das emissoras seja
ampliada.