MCom autoriza o 5G em 459 municípios de 23 estados

1.423 municípios já concluíram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz

25/05/2023


 

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (24), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) concedeu autorização para a instalação da infraestrutura do 5G em mais 459 municípios de 23 estados do Brasil. Com essa decisão, um total de 1.423 municípios já concluíram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implementar o serviço. O setor de rádio tem total interesse na nova tecnologia e, por vários motivos, acompanha a sua implantação.

 O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a importância desse processo de liberação da faixa e a implementação da tecnologia em todo o país. Ele mencionou a existência de um cronograma a ser cumprido, mas expressou o desejo de trabalhar em conjunto com as operadoras para antecipar as entregas, levando assim um serviço de qualidade mais cedo para toda a sociedade brasileira.

 Essa decisão do Gaispi permite que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura de redes móveis de quinta geração nessas localidades. Estima-se que, até o final deste semestre, aproximadamente 1.600 cidades tenham sido liberadas para receber a infraestrutura do 5G.

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 Entre os estados beneficiados, São Paulo lidera com a maior quantidade de liberações, contando com 109 municípios. Em seguida, encontram-se Rio Grande do Sul (71), Santa Catarina (55) e Paraná (43). A lista continua com Minas Gerais (35), Paraíba (19), Alagoas (18), Ceará (16), Espírito Santo (14), Mato Grosso do Sul (14), Tocantins (14), Rio de Janeiro (10), Rio Grande do Norte (9), Maranhão (7), Pará (6), Bahia (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Goiás (2), Pernambuco (2), Piauí (2) e Roraima (1).

 Vale ressaltar que as autorizações ocorrem somente após a conclusão da migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também assegurou que as operadoras vencedoras invistam na distribuição de kits de recepção para os cadastrados no CadÚnico, que é a lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

 No entanto, é importante frisar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nessas localidades, uma vez que, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para entrar em vigor a partir de 2025. Portanto, a instalação antecipada das estações do 5G nessas cidades dependerá do planejamento e do interesse de cada prestadora de serviços.

 5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

 O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

 Para se ter uma ideia do crescimento da audição digital de rádio, segundo o último Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, o consumo de estações on-line já atinge 7,4 milhões de pessoas em 13 regiões brasileiras, com um acréscimo de 85% neste volume de consumo entre 2019 e 2022. Em resumo, o interesse nas iniciativas digitais do rádio já cresce de maneira expressiva, mesmo antes da chegada do 5G, que pode potencializar ainda mais essas novas maneiras de consumo do meio.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).

Com o avanço do já citado mercado programático, há a expectativa de uma maior participação do rádio no investimento em publicidade digital, conforme a escala de consumo de plataformas on-line das emissoras seja ampliada.

Repórter: TudoRádio

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